De acordo com a OMS o conceito de saúde mental está relacionada à forma como o indivíduo reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.
Na prática, ter saúde mental é estar bem consigo mesmo e com os outros; aceitar as exigências da vida; saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que façam parte da sua vida.
Ser saudável em #saudemental é ter satisfação no dia a dia, participar das interações sociais, ter lazer, equidade, vínculos e emancipação do sujeito de natureza pacífica.
Além disso, o mais importante: Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.
Leia também:
Veja Sua Saúde Emocional Com Mais Assertividade [Aprenda 5 maneiras de ser mais assertivo]
O Dilema Social Mídias Sociais e sua Saúde Mental
Saúde Mental na Família, Um Desafio Para Todos | As 18 dicas de superação
O LADO POSITIVO E NEGATIVO DA SAÚDE MENTAL
Atualmente, a Saúde Mental é vista pelos aspectos também positivos e não somente os negativos.
Não devemos apenas considerar a ausência da doença, e sim a presença de um estado de bem-estar (com destaque).
Onde o indivíduo consegue manejar o stress e usar as suas capacidades e recursos para funcionar bem de um modo produtivo e construtivo para a comunidade.
O melhor mesmo, seria o esforço pela identificação das emoções positivas, que não se resumem só na alegria, e sim, na esperança, na gratidão, no entusiasmo, no interesse, na admiração.
Portanto, isso é um bom indicativo de saúde mental, juntamente com a percepção da qualidade de vida e um bom funcionamento psicológico.
Lembre-se:
Quando as coisas não andam bem na sua cabeça, elas não andam bem em lugar nenhum.

COMO ENTENDER A SAÚDE MENTAL

A Saúde Mental é tão relevante para o ser humano, assim como a saúde do corpo.
Isso por que, ela gera vários impactos na nossa vida diária, comprometendo várias áreas como: pessoal, profissional, afetiva, relacionamentos, social, etc.
Por ela ser invisível (entre aspas) as pessoas além de não acreditarem, não querem admitir que têm uma doença; e aí criam expectativas aleatórias como a negação e dificuldades em lidar com ela.
Essas pessoas questionam porque não as enxergam e são questionadas pelos outros porque eles enxergam a insanidade mental como uma fraqueza ou então como inadequadas.
Quando a doença é física (corpo) todos enxergam, admitem e ficam inquestionáveis.
O reconhecimento da falta de saúde mental é muito difícil até pela própria pessoa, quanto mais pelos outros que a cercam.
Porque acham que não é real.
Mas é muito real sim, e com consequências vitais.
AS CAUSAS DA DOENÇA MENTAL
No desenvolvimento das doenças da mente têm várias causas: Sejam químicas, biológicas, psicológicas, sociais, ambientais, as doenças do corpo, os hábitos.
Junte a isso, estilos de vida, comportamentos, maneiras de entender as situações, crenças, etc.
Tudo o que acontece no corpo com respeito ao adoecimento também podem acontecer com a mente.
A falta de entendimento sobre as emoções também é motivo para o aparecimento de #transtornosmentais; porque todos queremos só as boas.
Porém, as emoções ruins também existem e precisamos aprender o que fazer com elas para que possamos evitar/diminuir os longos sofrimentos.
Tais sofrimentos, com o passar do tempo, viram um ciclo vicioso gerando obstáculos para o tratamento de transtornos emocionais.

FOCO NA SAÚDE MENTAL | SOFRIMENTO
Depois que a Covid19 veio de uma maneira intensa afetando o globo, o mundo inteiro teve que aprender a lidar com o luto devido a tantas pessoas como entes queridos que partiram.
Isso nos mostrou que cada vez mais se faz necessário que a saúde mental seja abordada de maneira diferente para aqueles (as) que ainda estão em sofrimento, com um novo olhar.
Nesse período, as doenças que mais cresceram foram a Ansiedade a Depressão e a Síndrome do Pânico.
O sofrimento humano existencial sempre esteve presente, porém agora, estamos enfrentando uma crise diferente, cada vez mais direcionando para o interior.
Precisamos aprender a lidar com o nosso “EU”, adquirindo um conhecimento pouco estimulado ou divulgado.
Isso fará aparecer o entendimento de saber diferenciar-se da inteligência artificial que produz resultados de forma padronizada sem criatividade.
Que existem fenômenos naturais que não há como controlar e enfim perceber quais são os nossos limites.
Podemos aprender a sofrer menos, com maturidade e conhecimento; e como vamos lidar com ele (o sofrimento).
O grande problema é que muitas pessoas têm medo ou vergonha de mostrar a sua ferida. Não compartilham com ninguém, assim vivem enclausuradas nesse sofrimento que resulta em doenças e às vezes mais sérias, devido ao tempo que já se instalaram.
O ideal?
Não focar no sofrimento e buscar novos entendimentos sobre a saúde física e a saúde mental, tão importante para o nosso cotidiano mais que atarefado.

DICAS PARA ESTIMULAR A SAÚDE MENTAL COM PRÁTICAS EXTRA CONVENCIONAIS
Cada vez mais a horta e a jardinagem estão sendo utilizadas para melhorar doenças físicas e psíquicas com o acompanhamento de profissionais.
Há muitos anos isso já vem sendo feito para ajudar no tratamento de Transtornos Mentais Severos nas oficinas de terapia ocupacional dos Caps, Cecos, Hospitais/Dia.
A pessoa se sente útil, valorizada, importante, mais responsável, aceita, devido aos estimuladores do potencial interior.
Um exemplo do que se consegue fazer com quem sofre de Insônia, Ansiedade, Depressão e os resultados satisfatórios, com estímulos de quem simpatiza com plantas e a importância da transformação humana no final.
HORTOTERAPIA:
- A jardinagem como estratégia de promoção à saúde.
- Cuidar de plantas e flores em algum espaço ao ar livre é uma atividade acessível e barata capaz de trazer benefícios diretos e indiretos à saúde.
- Além de estimular a criatividade e a memória visual, a jardinagem melhora a atividade motora e tem um efeito ao mesmo tempo motivador e relaxante.
- A contemplação e a integração com a natureza podem ter efeitos terapêuticos (coadjuvantes) promovendo sensação de bem estar pois essas pessoas conseguem exercitar a afetividade.
ATIVIDADES FÍSICAS
Praticar exercícios físicos para manter a saúde mental pode ser sua estratégia mais eficaz, se você se identifica com a prática.
Caminhadas, corridas, musculação, yoga, ciclismo, esportes em equipes, etc. O importante é achar sua veia esportiva e focar seus esforços nela. Os resultados compensam.

ENCONTRE SEU EQUILIBRIO
O primeiro passo na busca pelo equilíbrio mental é aceitar-se como você é, com suas qualidades, defeitos e limitações.
Depois disso, mantenha uma rotina organizada, a boa alimentação, incluindo boas noites de sono.
E para boa manutenção das suas conquistas, faça terapia.
CONCLUSÃO
Manter-se saudável, física e emocionalmente, pode depender única e exclusivamente de você.
É salutar buscar soluções que nos ajude a lidar com o nosso “EU” interior, e não significa fraqueza.
Pelo contrário. Reconhecer as áreas em que precisamos de ajuda é fortalecer as barreiras do crescimento.
Pense nisso.
Comente este artigo, deixe a sua opinião ou sugestões para melhorar o nosso site e assuntos abordados
Você também pode encontrar conteúdos didáticos em psiquiatriadrjefferson.com
Na Psiquiatria Dr Jefferson realizamos o tratamento de transtornos, mentais, emocionais e outros distúrbios.
A Saúde Mental mais perto de você!
Agendamentos de consultas de psiquiatria com consultas online.
Solicite agora mesmo!
OU PREENCHA NOSSO FORMULÁRIO DE CONTATO
Sobre a Psiquiatria Dr Jefferson
Clínica de psicologia e psiquiatria em São Paulo SP – Serviços especializados em saúde mental com profissionais especializados
Nossa clínica de psiquiatria situada na Bela Vista em São Paulo tem uma linda história e você pode conhecer um pouco sobre nós.
Redes sociais e outros links de acompanhamento
Consultas Psiquiátricas
Telepsiquiatria – Consultas e Avaliações Online
#saudeemocional #saudemental #saudedamente #estímulos #psiquiatriadrjefferson