Porquê do acompanhamento de um especialista na dieta alimentar.
Procurar o acompanhamento de um especialista na dieta alimentar pode evitar problemas de saúde provocados por regimes para perder peso. Veja nesse post as dicas de saúde para uma dieta alimentar de sucesso!
Quantas pessoas procuram por uma boa dieta para perder peso sem orientação médica. O número dessas pessoas vem crescendo mês a mês.
Isso não é bom.
Cada corpo possui sua própria característica física própria e fazer um acompanhamento apropriado durante um regime alimentar é imprescindível.
Não basta apenas dizer, quero perder peso, ou simplesmente seguir uma receita que garanta perder peso com saúde. Apenas porquê um conhecido ou amigo disse ter seguido tal receita e haver conquistado resultados.
Como já foi mencionado, cada pessoa tem uma predisposição para engordar ou emagrecer de maneira própria. O metabolismo de uma pessoa não é o mesmo da outra.
Cada corpo reage de maneira diferente diante da ingestão desse ou daquele alimento calórico.
Falta de carboidratos, deficiência de nutrientes, excesso de gorduras e proteínas e efeito sanfona são alguns dos resultados negativos possíveis.
Antes de sair aderindo a qualquer dieta milagrosa que garanta um emagrecimento rápido, é melhor buscar ajuda de um profissional.
Os profissionais indicados são os nutricionistas, endocrinologistas e nutrólogos. Mas tem outros.
Benefícios do acompanhamento de um especialista na dieta alimentar
O acompanhamento nutricional, com um especialista, é a maneira ideal de saber como se alimentar, qual a frequência ideal, e quais os alimentos mais adequados a cada objetivo.
Dados como; sexo, idade, peso, altura, tipo de atividade física, objetivo, percentual de gordura corporal, exames laboratoriais, hábitos e preferências alimentares determinam nosso padrão alimentar
Algumas observações muito importantes feitas durante o acompanhamento de um especialista na dieta alimentar devem ser consideradas, como:
- A aversão e intolerâncias alimentares, doenças associadas, interações medicamentosas, nível de atividade física e questões psicológicas.
- Avaliação da história clínica, familiar e social, exames laboratoriais, preferências alimentares, etc.
As vantagens do acompanhamento.
O planejamento de um programa alimentar avalia todos os aspectos de individualidade que devem ser respeitados.
Dietas sem acompanhamento são restritivas e não levam em conta o estado de saúde, hábito alimentar e estilo de vida do indivíduo.
Sem contar que não há preocupação em promover educação nutricional e também não conseguem acompanhar a manutenção do peso perdido.
Esses aspectos são importantíssimos e devem ser considerados por quem deseja perder peso com saúde.
Consequências da falta do acompanhamento de um especialista na dieta alimentar
A busca por dietas e regimes que prometem emagrecimento rápido resulta em rotinas restritivas e hábitos radicais.
Os principais efeitos das dietas sem acompanhamento médico não são limitados apenas à insatisfação quanto aos alimentos.
O que as pessoas devem saber é que a adoção dessas práticas pode trazer inúmeros malefícios ao organismo.
As dietas restritivas devem ser escolhidas com cautela a depender das condições de cada paciente e, sempre, sob supervisão profissional. Além de serem prescritas de acordo com o perfil e a necessidade de quem busca um regime eficiente.
Uma das características da restrição prolongada de determinados alimentos, é a predisposição a distúrbios gastro intestinais.
Além da incapacidade de manter estes regimes, é quase certo o ganho de peso após a retomada da rotina normal.
O acompanhamento de um especialista na dieta alimentar é muito importante.
É preciso acompanhar as alterações metabólicas que podem ocorrer durante a dieta e como o organismo está reagindo à rotina.
Um dos maiores problemas desses regimes é a exclusão de um grupo alimentar de macronutrientes como: carboidratos, proteínas e gorduras por tempo excessivo.
Ao excluir carboidratos da dieta por muito tempo, podemos ter diminuição da energia, cansaço, falta de força, insatisfação e perda de massa muscular.
Já os regimes com base em proteínas podem gerar problemas como constipação intestinal, dores de cabeça e alterações renais.
Baixe gratuitamente nosso e-book!
Lembrando que as dietas com base em proteínas são geralmente contraindicadas para pessoas com alguns problemas renais.
Dietas restritivas podem levar ao déficit de vitaminas que podem levar a lentidão de raciocínio, cansaço extremo, dificuldade de locomoção e inclusive insuficiência
cardíaca.
Todos os fatores acima descritos, além de serem previsíveis pelo profissional, podem ser minimizados pelo conselho experiente. Não abra mão disso!
Antes de buscar uma dieta ou regime milagroso, procure acompanhamento de um especialista na dieta alimentar.
Quais profissionais devem acompanhar um regime alimentar
Nutricionista: O nutricionista monta a dieta com você, além de indicar a quantidade de alimentos e os hábitos saudáveis que você deve praticar.
Nutrólogo: O médico nutrólogo orienta na construção de uma dieta balanceada, visando corrigir o peso para ganho ou perda. Focando no diagnóstico, tratamento e cuidados de doenças e distúrbios alimentares.
Endocrinologista: Com o apoio do endocrinologista você pode descobrir características metabólicas de sua alimentação que estão atrapalhando ou ajudando você a ganhar/perder peso com uma ou outra dieta.
Clínico geral: O clínico geral é o profissional responsável pelo diagnóstico geral da sua saúde e de problemas que estejam prejudicando sua alimentação. Ele poderá fazer um teste sobre seu metabolismo, seu sangue, e ver como a dieta está.
Baixe gratuitamente nosso e-book!
Psiquiatra: O psiquiatra ajudará a controlar distúrbios, como a compulsão alimentar e a anorexia, através de medicamentos e compreensão da situação específica do paciente.
Psicólogo: O psicólogo ajudará no tratamento de longo prazo, através da terapia, quando de mudanças trazidas pelos medicamentos e sugeridas pelo psiquiatra. Medidas que poderão ser mantidas por mais tempo, sendo duradouras e ou mais eficientes.
O trabalho desses profissionais (psicólogo e psiquiatra) é essencial também para que você aceite seu corpo de forma realista. Dentro do que é possível para seu biótipo.
Pedir demais de seu corpo vai sempre te deixar insatisfeito.
E você? Conhece alguma dica sobre profissionais de saúde?
Ou quem sabe uma outra dica bacana que possamos postar aqui no Saúde em Dicas?
Gostou desse post?
Deixe seus comentários, dicas e ou sugestões abaixo.
ASSINE O BLOG E RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL
Pingback: A Aromaterapia: 35 Óleos Essenciais e Seus Benefícios
Pingback: Como Perder Peso em 3 Dias Com Mais Saúde e Disposição - Tudo sobre saúde e bem estar | Saúde em Dicas
Pingback: 7 Dicas de Alimentação Saudável Como Princípio de Boa Saúde | Faça Por Você! - Tudo sobre saúde e bem estar | Saúde em Dicas
Pingback: Como perder peso rápido e assumir o controle do peso - Dieta das 72hs