Você já ouviu falar no aparelho extrabucal? Esse nada mais é do que um tipo de alinhador ortodôntico que consiste em um arco que fica preso na boca do paciente. Leia o artigo completo para conferir os detalhes!
O aparelho extrabucal, ele é ligado através de um elástico em uma faixa que passa pela parte de trás da cabeça.
Esse tipo de aparelho pode ser usado em casos em que é necessário corrigir alguns problemas de desenvolvimento dos dentes e dos ossos da boca.
Dessa forma, esse tipo de aparelho conta com diferentes tipos, com pequenas mudanças que acabam sendo específicas em coisas, como a correção do crescimento exagerado da maxila.
Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de aparelho, conferindo suas indicações e contra indicações, como colocá-lo através de um plano odontológico para mei, por exemplo.
Além disso, entenda os benefícios desse tipo de aparelho sob os problemas que ele se propõe a consertar para melhorar a saúde bucal do paciente.
O que é o aparelho extrabucal e como funciona?
Assim como já mencionado anteriormente, o aparelho extrabucal nada mais é do que um tipo, que visa fazer correções na arcada dentária.
Porém, ele é colocado na parte de fora da boca, o que faz esse aparelho ser completamente visível, uma vez que esta é a sua principal característica.
Dessa forma, é possível afirmar que este tipo de aparelho, que pode ser coberto por um plano dental empresarial, não é tão estético quanto outros desenvolvidos com inovações tecnológicas de ponta.
Entretanto, ele ainda é utilizado para determinadas situações, sendo eficiente para o tratamento de crianças, já que a arcada dentária ainda está em formação.
Além das crianças, os adultos também podem ter tratamentos bem-sucedidos com o aparelho extrabucal.
Quais são os principais benefícios do aparelho extrabucal?
Muitas pessoas acabam tendo um certo preconceito em relação ao aparelho extrabucal justamente porque ele não é a opção de tratamento mais estético que um dentista ou um plano dental completo pode oferecer.
Entretanto, o seu uso pode trazer vários benefícios para o paciente e para a cura de seu problema.
Dessa forma, o principal benefício do aparelho consiste na possível redução das chances de necessidade de cirurgias mais invasivas no futuro, como a ortognática, através da utilização desse tipo de alinhador.
Isso significa que a força gerada pelo item externo garante que a movimentação dos dentes seja adequada e a criança ou o adolescente possa corrigir o seu problema, sem precisar passar por alguma cirurgia.
Além disso, o aparelho também se mostra excelente na correção de problemas, como:
- O crescimento exagerado da maxila;
- Evitar a formação dos dentes seja realizada na posição errada;
- Falta de crescimento da mandíbula;
- Evitar a realização de cirurgias por má formação dos dentes.
Vale lembrar que ao realizar o tratamento desses problemas bucais, mesmo que através do melhor plano odontológico do Brasil, é possível encontrar outros tipos de procedimentos que se proponham a resolver o problema.
Entretanto, quando se trata das situações listadas acima, o melhor e mais eficiente procedimento ainda é o aparelho extrabucal.
O que causa a sobremordida?
Esse problema pode ser causado devido a alterações que acontecem no crescimento da maxila e/ou da mandíbula, que por sua vez podem ser ocasionadas por outros motivos, como:
- Os dentes da frente se movimentando para fora do osso;
- Mudanças no funcionamento da língua, dos lábios e das bochechas;
- Perda de dentes posteriores;
- Estrago na superfície dos dentes, ocasionado pelo bruxismo;
- Mau posicionamento dos dentes superiores frontais;
- Fatores genéticos.
Em suma, essa sobremordida pode ser tratada através do melhor convênio odontológico, mas seu tratamento vai depender de fatores, como a idade do paciente e o tipo de sobremordida.
Além disso, tem alguns motivos que levaram a essa complicação. Por conta disso, só pode ser determinado após um ortodontista avaliar.
Vale ressaltar que para qualquer que seja o tratamento, é necessário que em primeiro lugar o profissional dentista seja consultado.
Uma vez que apenas o profissional poderá indicar os melhores tratamentos, de acordo com sua visão analítica e considerações a respeito das peculiaridades de cada paciente.
Desse modo, ao ver todos esses pontos, torna-se importante, se for o caso, procurar um dentista e analisar se será preciso o uso desse aparelho.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.