Saúde bucal e autoestima, como o autocuidado pode elevar o seu bem-estar

Todos sabemos que o autocuidado é fundamental para elevar a autoestima das pessoas. No entanto, esses cuidados não estão somente ligados a aparência.

A saúde bucal e um sorriso saudável e brilhante também são fatores diretamente conectados a autoestima, autoconfiança e qualidade de vida das pessoas.

Os fatores citados acima resultam não só no bem-estar físico, mas também emocional. Esses aspectos são determinantes para a imagem, aparência, apresentação e aceitação.

A saúde bucal e a aparência do sorriso têm impacto nas relações sociais e profissionais das pessoas.

Dessa forma, aqueles com dentes brancos e saudáveis conseguem viver com mais autoconfiança e autoestima. Fatores que influenciam diretamente no bem-estar e qualidade de vida.

Separamos algumas dicas de autocuidado que podem ser imprescindíveis para a sua saúde bucal. Continue lendo este conteúdo para saber mais!

Principais cuidados com a saúde bucal

Ter uma higienização bucal de qualidade é um dos fatores mais importantes para manter a saúde oral em dia.

Como citamos anteriormente, os cuidados preventivos além de auxiliarem na autoestima e bem-estar também são essenciais para a diminuição do desenvolvimento de cáries, gengivites e outros problemas bucais.

Dentre as precauções que se deve ter com a saúde bucal, se encontram:

1. Higienização

Para evitar problemas bucais e manter a saúde da boca em dia, é necessário fazer uma higienização completa.

Ou seja: é necessário escovar os dentes logo pela manhã, 30 minutos após as refeições e antes de dormir.

Durante a escovação, passe a escova em todas as faces dos dentes, fazendo movimentos circulares e na língua.

Para aqueles que passam o dia fora de casa, uma boa dica é comprar um kit de escovação para evitar ficar muito tempo sem escovar os dentes.

2. Creme dental

A recomendação dos dentistas para manter a saúde bucal em dia é a utilização do creme dental com flúor.

Isso porque o creme é rico em minerais que protegem os dentes contra bactérias causadoras de cáries e outros problemas.

3. Fio dental

O uso correto do fio dental ajuda na prevenção da placa bacteriana, gengivite, cáries, tártaro e mau hálito.

Somente esse material é capaz de retirar os restos de resíduos alimentares que ficam presos entre os dentes e a linha da gengiva.

4. Alimentação

Já ouviu o ditado “Você é o que você come”?

A alimentação têm ligação direta com a saúde bucal das pessoas. Tudo o que comemos age de forma positiva ou negativa na nossa boca.

Assim, é recomendado consumir alimentos ricos em açúcar e amido, como doces, massas e pães com moderação.

Esses ingredientes atraem bactérias que machucam a dentição e auxiliam no surgimento de cáries e outros problemas bucais.

Odontologia estética e autoestima

Por mais que os cuidados com a higienização bucal sejam essenciais para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas, existem algumas disfunções mais graves que exigem tratamento e acompanhamento odontológico.

Hoje, existem diversos procedimentos realizados em consultórios odontológicos que visam melhorar a aparência do sorriso e aumentar a autoestima e bem-estar de pacientes.

Dentre os mais conhecidos, podemos citar:

1. Aparelho transparente

O aparelho dental transparente, além de primordial para o alinhamento e correção dos dentes, auxilia muito na autoestima de pacientes que necessitam passar pelo tratamento.

Ele possui a mesma estrutura do aparelho fixo convencional, a diferença está na cor de seus componentes, de forma que se aproximam da cor natural do dente.

O tratamento pode ser realizado a partir dos mais diversos materiais: Porcelana, Safira, Policarbonato e Cerâmica.

O modelo foi desenvolvido justamente para atender a necessidade de correção e alinhamento de dentes de pacientes que não queriam utilizar os moldes convencionais, cheios de bráquetes e fios metálicos.

2. Clareamento dentário

Esse procedimento da odontologia estética visa tornar os dentes mais brancos, dando um aspecto saudável e auxiliando na autoestima do paciente.

O tratamento pode ser feito tanto no consultório, quanto em casa.

O clareamento em consultório é um tratamento intenso e, devido a isso, possui resultados mais rápidos.

Neste caso, a utilização do peróxido de hidrogênio é cerca de 30% a mais do que os tratamentos feitos em casa.

O procedimento também pode contar com o auxílio de um laser para acelerar o processo de remoção de manchas, potencializando o efeito do gel clareador.

Já nos tratamentos realizados em casa, o clareamento dental com moldeira é uma das formas mais utilizadas e recomendadas por dentistas para o procedimento de clareamento.

Quando indicado pelo odontologista, é necessário realizar um molde da arcada dentária para que a fabricação da moldeira seja feita.

Este tipo de tratamento também utiliza o peróxido de hidrogênio como produto base durante as aplicações. Entretanto, com uma concentração menor que os procedimentos em consultórios.

Dessa forma, é feita a retirada de camadas amareladas e impurezas presentes nos dentes de forma gradativa.

O tempo de tratamento e quantidade de aplicações são relativos. Somente o dentista responsável pelo caso poderá avaliar e, assim, indicar o período necessário, de acordo com as necessidades especiais daquele paciente em questão.

3. Lente de contato dental

Esse procedimento odontológico é extremamente eficaz na melhora da estética do sorriso. Isso porque a lente de contato de dente é capaz de preservar o aspecto natural do dente, restabelecendo as funções e a resistência da dentição.

De acordo com os hábitos de higienização e cuidados de cada paciente, as lentes podem durar cerca de 10 a 15 anos.

Assim como os clareamentos, o tratamento é capaz de trazer um aspecto branco e saudável aos dentes. A diferença é que as lentes de contato conseguem melhorar o aspecto de dentes mal posicionados, separados e quebradiços.

Outra característica positiva é que devido ao seu baixo nível de porosidade, as lentes não mancham com a ingestão de alimentos com corante.

4. Próteses dentárias

As próteses ou implantes dentários também são tratamentos relacionados a autoestima e bem-estar.

Esse tratamento baseia-se na substituição de dentes faltantes por meio dos mais diversos materiais, como titânio e porcelana.

Os implantes podem ser colocados em um único dente, como em vários. Tudo depende da necessidade do paciente.

Dessa forma, é possível devolver àquele paciente o seu sorriso. E me diz, como não se sentir bem com isso?

De todo caso, pessoas interessadas na realização do procedimento devem passar por uma avaliação com o dentista e até tirar dúvidas e questionamentos sobre a prótese sobre implante dentario.

Por fim

De fato, manter a saúde bucal equilibrada não é uma tarefa difícil. Reservar alguns minutos por dia para realizar uma higienização adequada é primordial para que problemas na dentição sejam evitados.

Dessa forma, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas aumenta drasticamente. Afinal, quem não se sente bem com um sorriso bonito e saudável?

Vale ressaltar que visitas periódicas ao dentista são essenciais. Assim, é possível realizar avaliações para que problemas bucais sejam evitados.

Em casos de problemas estéticos, não tenha medo de procurar um odontologista e fazer uma avaliação do caso! A autoestima e autoconfiança das pessoas são fatores que influenciam – e muito – no dia a dia.

Tendo esse compromisso, você tem tudo em mãos para manter dentes, gengivas e sorriso cada vez mais saudáveis. Não deixe de cuidar de si mesmo e colocar essas dicas em prática!

Conteúdo produzido por Victoria Mechenas, assessora e redatora na empresa Vue Odonto

No post found!

4 comentários em “Saúde bucal e autoestima, como o autocuidado pode elevar o seu bem-estar”

  1. Pingback: 6 Dicas de Higienização Para Manter o Sorriso Sempre Saudável - Tudo sobre saúde e bem estar | Saúde em Dicas

  2. Pingback: Saiba os benefícios do implante dentário: (Os 3 melhores) - Tudo sobre saúde e bem estar | Saúde em Dicas

  3. Pingback: Descubra Qual é a Função do Aparelho Extrabucal - Tudo sobre saúde e bem estar | Saúde em Dicas

  4. Pingback: 5 dicas para manter o seu aparelho transparente sem amarelar - Tudo sobre saúde e bem estar | Saúde em Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima