Um dos componentes que ajudam no desenvolvimento de uma vida com qualidade e mais bem-estar é manter uma boa alimentação. Essa boa alimentação é chamada de alimentação saudável, responsável por fortalecer os sistemas do corpo.
Ter uma nutrição adequada e saudável é muito necessário não apenas para ter uma vida com qualidade, mas também dentes fortes, resistentes e brancos.
Assim, antes mesmo de qualquer intervenção estética, apesar de benéfica para o bem-estar, é preciso construir uma alimentação mais equilibrada e saudável.
No presente artigo abordaremos alguns pontos sobre a alimentação saudável e como ela pode se relacionar com a qualidade da saúde bucal.
Qual a importância de uma alimentação correta?
Um dos componentes mais necessários para uma vida saudável é ter uma dieta equilibrada.
Isso acontece porque o corpo consegue ter os nutrientes necessários para uma boa saúde e funcionamento dos sistemas. Afinal, todo dia o corpo se renova, como:
- Células dos músculos;
- Matéria óssea;
- Pele;
- Sangue.
Assim, se seu corpo possuir poucos nutrientes é possível que tais componentes não se renovem e entrem em um ciclo de degradação que pode acarretar no desenvolvimento de uma série de doenças, que atingem o corpo, boca e os dentes.
Com isso, não só pode haver o mau funcionamento do metabolismo, como doenças podem surgir e tratamentos em andamento podem ser prejudicados.
Ou seja, é preciso absorver minerais e vitaminas corretamente para o fortalecimento e regeneração constante das estruturas e imunidade que compõem o corpo.
Para que haja uma alimentação saudável é preciso que sua nutrição tenha as seguintes substâncias, que podem ser encontrados em variados insumos como:
- Legumes;
- Verduras;
- Carnes;
- Laticínios.
Inclusive, para uma melhor adequação do cardápio e nutrientes necessários, é importante que haja um atendimento multidisciplinar, contemplando um plano de alimentação com nutricionistas e endocrinologistas, além do acompanhamento de clínicos gerais e dentistas, identificando possíveis riscos e suplementações necessárias.
No tópico abaixo abordaremos sobre a relação entre a nutrição adequada e saudável e seu impacto sobre a saúde bucal de forma mais direta.
Alimentação saudável e saúde bucal
A alimentação pode ser tanto uma aliada como uma ameaça para os seus dentes, por isso é muito importante conhecer os alimentos que podem contribuir para a saúde bucal.
São variados os alimentos que podem ser indicados pelos próprios dentistas ou nutricionista e que ajudam para a manutenção da mucosa bucal e podem influenciar até nos tratamentos, entre muitos outros.
Isso porque os alimentos têm substâncias e rigidez distintas, contribuindo para o fortalecimento da estrutura, renovação do esmalte dental, clareamento da dentição e até promovendo uma higienização natural mais completa.
Abaixo abordaremos sobre alguns tipos de alimentos que contribuem de forma significativa para o fortalecimento dos dentes e seu embelezamento.
- Leite
Um dos alimentos mais importantes para os dentes são os laticínios, com especial atenção para o leite.
O leite é uma excelente fonte de cálcio, extremamente importante para o fortalecimento dos dentes, já que estes são um tipo de material ósseo.
O leite também permite que os dentes fiquem protegidos contra a acidez de determinados alimentos, como o açúcar, um dos insumos mais cariogênicos existentes.
Ao fortalecer toda a arcada e estruturas que sustentam os dentes, o leite e seus derivados também podem auxiliar na recuperação, promovendo uma melhor adequação dos tecidos à peça colocada.
- Água
A água é um dos insumos mais importantes para a vida e auxilia o corpo a se manter hidratado.
Além disso, sua relação com a saúde bucal é bastante forte, já que ajuda na retirada dos restos de alimentos da boca, permite a manutenção dos níveis de minerais e estimula a salivação.
Por conta disso, consegue ajudar na prevenção da proliferação de bactérias, além de também evitar o mau hálito.
- Castanhas e sementes
Um alimento que contribui de forma significativa para melhorar os dentes e age como um tipo de detergente, higienizando as estruturas, são as castanhas e as sementes.
Esses alimentos por possuírem uma característica oleaginosa, permite que os restos de alimentos e bactérias que ficam nos dentes sejam eliminados.
Por serem mais rígidos, eles também exigem mais mastigação, fortalecendo a musculatura e contribuindo para a regulação do fluxo salivar.
- Alimentos ricos em fibras
Assim, como as castanhas, os alimentos ricos em fibras são muito importantes para a saúde bucal, isso acontece porque exigem maiores níveis de mastigação.
Tal ação promove uma maior produção de saliva, contribuindo para a hidratação bucal e ajudando na retirada das placas bacterianas.
Mais ainda, esses alimentos têm uma composição que faz com que eles ajam como uma “escova”, removendo os resíduos e massageando o tecido gengival.
- Gengibre
O gengibre é um conhecido de longa data das pessoas e contribui de forma significativa para a melhora do aparelho digestivo, além de possuir propriedades anti inflamatórias, permitindo o combate a gengivite.
- Chá verde
O chá verde apresenta vantagens parecidas ao do gengibre, contudo, além deles, têm benefícios específicos como a produção de saliva, hidratação da boca, aumento da proteção dos dentes, entre outros.
Resumo
Esses são alguns dos alimentos que ajudam na melhoria da saúde bucal e que contribuem para uma nutrição mais balanceada no dia a dia.
Para possuir uma nutrição eficiente e equilibrada é preciso ter uma consulta com a nutricionista que elaborará um plano alimentar para você, juntamente com as demandas que seu dentista lhe informar.
É importante lembrar de também manter a regularidade nas consultas com o odontologista, para avaliar a real necessidade da cavidade e procedimentos que podem ser realizados.
Assim, além da avaliação de rotina, que pode incluir a adesão de novos alimentos ao cardápio e limpeza mais profunda da dentição, será possível fazer a colocação de um aparelho dental invisível com ainda mais segurança e qualidade, melhorando o sorriso e seus cuidados.
Por fim, ao considerar tais pontos e realizar o acompanhamento adequado, é possível equilibrar saúde bucal e alimentação saudável, adquirindo mais qualidade de vida e beleza ao sorriso.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.