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As 7 Dicas de Alimentação Saudável Para Melhor Qualidade de Vida

Todos nós sabemos muito bem que a alimentação saudável e atividade física traz benefícios à saúde como um todo. Entretanto, quem de nós segue a risca o bom costume alimentar?

Reconhecer a importância da alimentação saudável pode fazer a diferença na saúde e bem estar do nosso corpo durante toda uma vida. Logo, alimente-se melhor com as dicas a seguir.

Primeiro de tudo, uma alimentação saudável corresponde a uma vida mais leve, plena e duradoura. Além de contribuir para uma qualidade de vida melhor, é claro.

Além disso, assim como um carro precisa de combustível com qualidade para funcionar corretamente, o homem também precisa de uma alimentação de boa qualidade também.

Portanto, adotar uma alimentação saudável fará com que seu corpo desempenhe melhor as funções necessárias do dia a dia.

Uma alimentação saudável e equilibrada é aquela que contém diferentes alimentos em quantidade suficiente para a boa manutenção do organismo.

Saiba que, a boa alimentação influencia diretamente na boa saúde, no estudo, lazer, trabalho e também no tempo de vida das pessoas.

Uma alimentação saudável e balanceada passa por três princípios básicos: variedade, moderação e equilíbrio na seleção de alimentos.

O princípio de uma alimentação saudável deve prover nosso corpo com o mínimo de sete nutrientes.

Os nutrientes mais importantes que o nosso organismo precisa são: proteínas, vitaminas, carboidratos, gordura, minerais, fibras e água.

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Como adotar uma alimentação saudável no nosso dia a dia

Como adotar uma alimentação saudável no nosso dia a dia

Há um conjunto de ações que podem ser realizadas por quem deseja largar de vez a alimentação industrializada. Partir para uma alimentação natural e consequentemente mais saudável, seria a condição lógica e ideal.

Pesquisas recentes revelam consideravelmente como o consumo de produtos orgânicos é benéfico para a saúde. Bem como, alinham a boa saúde a uma alimentação equilibrada com nutrientes providos de alimentos de qualidade.

Portanto, não há um mistério ou um segredo a ser desvendado para mudar efetivamente nossos hábitos alimentares.

Há oportunidades de seguir por um caminho saudável e que promova o bem-estar, assim como o caminho da gordura e do industrial.

Seguir um cardápio fugindo das guloseimas tão atrativas é uma tarefa árdua, mas na maioria das vezes necessária.

Não basta apenas focar nas dietas para emagrecer, tomar remédio para emagrecer, ou buscar soluções mágicas no intuito de emagrecer rápido.

É preciso, outrossim, conscientizar-se diariamente que a alimentação saudável faz diferença na sua vida. Por isso, abrir mão de algumas delícias não pode significar nunca sacrifícios.

Um bom exemplo disso, o açúcar não é um item necessário ao organismo humano, ele pertence ao grupo dos carboidratos simples. 

A energia fornecida por carboidratos simples pode ser obtida por meio dos carboidratos complexos (os amidos).

Analisando assim, este açúcar simples deve ter seu consumo reduzido. O açúcar em excesso está relacionado ao aumento do risco de obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis.

No entanto, adoramos tudo bem adoçado, começando pelo café da manhã.

Afinal, como ter uma alimentação saudável?

São necessários alguns sacrifícios, na realidade. Mas nada que uma boa e velha substituição não resolva. Isso porque, quando se trata de consumo alimentar, cuidar da saúde está praticamente agarrado a isto.

Sem chances de fugir, uma hora a necessidade de consumir produtos mais saudáveis aparecerá quase que obrigatoriamente.

Não esquecer que alimentação saudável e qualidade de vida é um conjugação inseparável.

Por isso, reunimos neste artigo dicas de nutrólogos e nutricionistas para compor uma alimentação saudável

Tarefa difícil, mas que, com esforço, pode (e deve) trazer benefícios para um futuro em curto prazo. Tomara você aproveite algumas.

O prazer de uma alimentação saudável: 7 dicas pontuais

Apenas em poucos passos, um cardápio saudável e uma mudança na alimentação podem estar se transformando em um novo presente.

Uma nova forma de se alimentar. Mais leve limpa e orgânica. Sua pele, seus cabelos, o seu corpo como um todo irá agradecer.

Sem contar que, na prática da sua atividade física diária você irá notar os efeitos de uma alimentação adequada.

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1) Conselhos de alimentação saudável – Não fique sem comer ou sinta fome

Ficar sem comer por horas ou sentir o estado inicial de uma fome está entre as piores decisões para quem busca uma alimentação saudável.

Além de ser totalmente prejudicial ao corpo, impede que o organismo seja abastecido de nutrientes, e assim usufrua de importantes reservas energéticas.

Para uma boa e adequada alimentação a recomendação é alimentar-se a cada intervalo de três horas, não mais do que isso.

Isso por que, quando o corpo fica sem alimento por períodos longos, busca a compensação de outras maneiras. Essa compensação pode mudar o equilíbrio alimentar.

Se num desses períodos você substituir um alimento saudável por uma coxinha ou outra iguaria qualquer, advinha o que você irá comer no próximo intervalo?

Causas e consequências.

Na dúvida mantenha sempre a mão frutas como maçã, laranja, pera e outras para socorrer seu apetite.

2) Escolha de alimentação saudável – Busque o natural ante o industrializado

A melhor forma de manter uma alimentação saudável está nos alimentos naturais. Os industrializados não precisam ser permanentemente excluídos.

Contudo, a diminuição necessita ser substancial, bem como o aumento do consumo de produtos naturais deve ser inversamente proporcional.

O princípio básico da alimentação adequada e saudável pressupõe o consumo diário de alimentos in natura. De preferência, minimamente processados, (como cereais e tubérculos, feijões, frutas, verduras e legumes, carnes).

Esse tipo de alimentação consegue fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, para o bom funcionamento do nosso organismo.

Num mundo industrializado como o que vivemos, é muito mais fácil pegar um sachê de molho de tomate na prateleira. De que forma podemos fazer essa substituição?

Da mesma forma podemos pensar na lata de atum, seleta de legumes, ou mesmo a caixa de hambúrguer. Tem sempre a possibilidade de substituir esse ou aquele alimento por outro natural. Você consegue pensar em alternativas?

Curiosidade: Você sabia que a alimentação saudável ajuda na cicatrização de ferimentos.

3) Alimentação saudável – Substituições e criatividade durante o processo

As substituições fazem parte do processo de readequação alimentar. Além de serem imprescindíveis para alternar o cardápio, elas também ordenam as melhores opções para a boa alimentação.

Por exemplo;

  • Ao invés de ingerir pão branco, por que não optar pelo integral?
  • Ao invés de bolo, por que não uma salada de frutas?

A qualidade de vida das pessoas depende principalmente da saúde e bem estar, e essa é exatamente a meta principal da readequação alimentar.

É um engano pensar que para uma alimentação equilibrada do nosso corpo precisamos gastar mais por isso.

Tem muitas receitas caseiras que ensinam a fazer pães e bolos com a partir de frutas e legumes. Isso é mais saudável que um bolo de caixinha certo? E não deixa de ser uma alimentação saudável.

4) Não se proíba, mas se cuide.

Não é necessária religiosidade durante a readequação alimentar. É importante e permitido comer de tudo.

Não é uma dieta restritiva, mas sim um cuidado com o que se bota dentro do próprio corpo. Você pode consumir de tudo um pouco, basta não exagerar e comer em demasia. Dieta e saúde é a combinação do bom senso.

Cortar os excessos é o primeiro passo para uma alimentação saudável. Embora tenha comentado acima, repetir as vezes é bom. O excesso de açúcar é extremamente prejudicial para a nossa saúde, assim como o sal também.

Além disso, são ingredientes que não oferecem nenhum nutriente para o nosso organismo e também contribuem para o ganho de peso.

Como vê, para se alimentar de maneira correta é preciso apenas avaliar melhor o que se come. Aprender o máximo possível sobre o valor nutricional dos alimentos.

5) Utilize metas semanais de alimentação saudável para progredir

As metas para uma alimentação saudável servem como uma visão de evolução. Você se acostuma a acompanhar seu progresso, e sentir-se-á mais animado com os benefícios conquistados.

Planeje seu cardápio da semana, substituindo aquilo que já está acostumado a comer, por alimentos saudáveis.

Reduzir a ingestão específica de pão branco, o café ou ainda a bebida alcoólica, é alguns exemplos apenas. A cada semana repense o que pode ser tirado ou adicionado ao cardápio da semana seguinte.

De pouco a pouco, as metas estabelecidas ajudarão a ver uma leve evolução que providenciará novos incentivos.

Você aprende a importância da alimentação saudável promovendo a reeducação alimentar. Então, são passos pequenos que podem ser acompanhados com mais facilidade.

6) Água é 50% de uma alimentação saudável

Dentre as formas manter uma alimentação saudável está, com certeza, no fator água. Cuidar da saúde é hidratar-se constantemente.

Tomar água em abundancia pode ajudar para a melhora da saúde como um todo. Parece clichê, mas não devemos esquecer que a água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo.

Além da boa hidratação do corpo, a água também contribui para a sensação de saciedade, auxiliando o processo de emagrecimento.

Sem a ingestão de água, e ainda adotando refrigerantes e sucos industrializados, os objetivos não serão concretizados.

Já experimentou água de gengibre para matar a sede? 

Como curiosidade, o gengibre está entre os melhores ingredientes para remédios caseiros e naturais mais eficientes. Inclusive, é um dos componentes quase obrigatórios nas dicas de alimentação saudável para emagrecer.

7) Para uma boa alimentação – Saiba o que você está comendo

Entenda cada alimento que você está comendo. Dentre as principais formas de conquistar uma alimentação saudável, está, sem dúvidas, no conhecimento do que se ingere.

Cuidar da saúde é saber o que o corpo está recebendo. Uma alimentação saudável se faz através de um processo. Um processo bem elaborado onde a paciência é a dica mais importante a se absorver.  

Para ter uma alimentação saudável é importante realizar mudanças significativas no estilo de vida.

Quem está acostumado a comer o que quer, vai encontrar certamente algumas dificuldades em tentar manter uma alimentação equilibrada

Por isso, é preciso ter foco e força de vontade para mudar os hábitos.

A importância da alimentação saudável e a reeducação alimentar promovida por novos hábitos mudará sua vida para sempre.

Resumo

As dicas para uma alimentação saudável que você pôde conferir acima, reflete o senso comum de que é preciso se alimentar bem.

Na prática, as pessoas sentem dificuldades de seguir à risca uma dieta alimentar.

O que temos com certeza é o fato de que ao se aconselhar com o seu médico ou nutricionista, ele saberá orientar melhor.

Mesmo sem esses conselhos, optar por não exageros na hora de se alimentar, tomar bastante líquido e se exercitar mais, já terá feito muito por sua saúde.

No demais, continue conosco.

Aqui no Saúde em Dicas, temos sempre algo do seu interesse.

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Até a próxima!

7 comentários em “As 7 Dicas de Alimentação Saudável Para Melhor Qualidade de Vida”

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