O riso é uma ótima forma de aliviar o estresse, e isso você pode acreditar. Quer você esteja rindo de uma pegadinha na TV ou rindo baixinho de um cartoon de jornal, rir faz bem á saúde. Confira os benefícios!
O riso é um potente liberador de endorfina. Um dos estudos mais recentes sobre o riso mostra que rir com os outros libera endorfinas no cérebro – nossos produtos químicos para se sentir bem cultivados em casa – por meio de receptores opioides.
Quanto mais receptores de opióides uma pessoa tiver em seu cérebro, mais poderoso será o efeito.
Drogas opióides altamente viciantes, como a heroína, também se ligam a esses receptores, sugerindo que o riso induz euforia não muito diferente de um narcótico (sem as desvantagens óbvias).
Os benefícios do RISO para a SAÚDE são vários:
- Alívio do estresse – O riso relaxa todo o corpo
- Desencadeia a liberação de endorfinas
- Protege o coração.
- Queima calorias
- Aumenta a imunidade
- Reduz os hormônios do estresse
- Diminui a dor
- Relaxa seus músculos
- Previne doenças cardíacas
- A risada alivia a carga pesada da raiva
Uma das menções feitas sobre o riso, nós vimos no site da Psiquiatria Dr Jefferson
Entendendo os benefícios do riso.
Benefícios do riso
Os benefícios de curto prazo do riso é o estimulo do sistema imunológico.
Uma boa risada tem ótimos efeitos de curto prazo. Quando você começa a rir, o riso não apenas alivia sua carga mentalmente, como também, induz mudanças físicas em seu corpo.
O riso pode:
- Estimular órgãos. O riso aumenta a ingestão de ar rico em oxigênio, estimula o coração, os pulmões e os músculos, além de aumentar as endorfinas que são liberadas pelo cérebro.
- Ativar e aliviar sua resposta ao estresse. Uma risada alegre dispara e depois esfria sua resposta ao estresse, e pode aumentar e diminuir sua frequência cardíaca e pressão arterial. É o resultado das endorfinas no organismo. O resultado? Uma sensação boa e relaxada.
- Aliviar a tensão nervosa. O riso também pode estimular a circulação e ajudar no relaxamento muscular, os quais podem ajudar a reduzir alguns dos sintomas físicos de estresse.
No post found!
Alívio do estresse com o riso
Um bom senso de humor não pode curar todas as doenças, mas os dados estão se acumulando sobre as coisas positivas que o riso pode fazer.
A primeira coisa que o riso faz é relaxar todo o nosso corpo quando sorrimos. Assim, melhora sua saúde e bem-estar geral. Isso por que, o riso ajuda a eliminar as tensões, melhora a qualidade de vida, aumenta a atividade no organismo.
Quem diria que assistir ao seu seriado favorito poderia torná-lo mais saudável? Surpreendentemente, pode.
Quando rimos, nosso sistema imunológico é fortalecido e nossa saúde mental, mais ainda. Aumenta a produção de anticorpos e células que lutam contra doenças.
Em um estudo de 1979 em uma universidade canadense, as descobertas do professor Rod Martin apoiaram a teoria de que pessoas com um forte senso de humor eram menos propensas a ficar ansiosas ou deprimidas. Rir também pode reduzir sua pressão arterial.
E mais ainda.
Quando é compartilhado ele UNE as pessoas, aumenta a energia, diminui os sofrimentos, protege contra o STRESS, melhora o equilíbrio EMOCIONAL , relaxa, eleva o “auto” astral individual e do coletivo.
Ao rir e sorrir o CÉREBRO libera substâncias que provocam a sensação de prazer, alegria, plenitude, satisfação; isso é sinônimo de VIDA SAUDÁVEL.
Experimente dar um sorriso.
Efeitos do riso a longo prazo
Rir não é apenas um estímulo rápido. É muito bom também para você a longo prazo. Nesse caso, o riso pode:
- Melhorar seu sistema imunológico. Os pensamentos negativos se manifestam em reações químicas que podem afetar seu corpo, trazendo mais estresse para o seu sistema e diminuindo sua imunidade. Em contraste, os pensamentos positivos podem, na verdade, liberar neuropeptídios que ajudam a combater o estresse e doenças potencialmente mais graves.
- Aliviar a dor. O riso pode aliviar a dor, fazendo com que o corpo produza seus próprios analgésicos naturais.
- Aumentar a satisfação pessoal. O riso também pode tornar mais fácil lidar com situações difíceis. Também ajuda você a se conectar com outras pessoas.
- Melhorar o seu humor. Muitas pessoas sofrem de depressão, às vezes devido a doenças crônicas. O riso pode ajudar a diminuir sua depressão e ansiedade e pode fazer você se sentir mais feliz.
Rir é o melhor remédio
Vá em frente e experimente. Vire os cantos da boca em um sorriso e depois dê uma risada, mesmo que pareça um pouco forçada. Depois de dar uma risada, avalie como está se sentindo.
- Seus músculos estão um pouco menos tensos?
- Você se sente mais relaxado ou animado?
Essa é a maravilha natural de rir no trabalho.
Lembre-se:
1) O mais desperdiçado de todos os nossos dias é aquele sem o RISO/SORRISO.
2) O RISO/SORRISO é a distância mais curta entre 2 pessoas.
Por que nós rimos?
Na verdade, rimos antes mesmo de podermos falar. A ciência tem algumas respostas para o mistério do riso humano, e algumas delas podem surpreendê-lo
Em todo o mundo, os humanos gostam de rir. Desde os mais jovens aos mais velhos, e todos os intermediários, uma boa risada é, como diz o ditado, “bom remédio”.
Pessoas de todas as culturas riem, embora possamos rir de coisas diferentes.
Sabe-se que, os humanos começam a rir aos 3 meses de vida, antes mesmo de aprender a falar. Isso é verdade mesmo para bebês surdos ou cegos.
E sabemos disso porque estudar o riso do bebê também é um trabalho real.
Portanto, a natureza onipresente do riso sugere que deve servir a um propósito, mas o quê?
O riso claramente tem uma função social. É uma forma de sinalizarmos a outra pessoa que desejamos nos conectar com ela.
Na verdade, em um estudo de milhares de exemplos de risos, descobriu-se que os falantes em uma conversa tinham 46% mais probabilidade de rir do que os ouvintes.
O riso une as pessoas de maneiras maravilhosas.
Além disso, estudos mostraram que o riso aumenta a liberação de substâncias químicas – endorfinas – no cérebro que nos fazem sentir bem.
O que a maioria de nós não sabe é que o riso também proporciona uma série de benefícios à saúde: estimula o sistema imunológico, reduz a tensão e, portanto, pode baixar a pressão arterial e pode melhorar a cognição.
Você sabia disso?
Certamente, mal não faz
E “VOCÊ” TEM SORRIDO ÙLTIMAMENTE ?
O Dia do Riso é lembrando e comemorado anualmente no mês de janeiro, mas você pode, e deve, rir e sorrir o ano todo.
Conclusão
O riso é a expressão natural dos melhores sentimentos humanos. Entretanto, existem situações que podem inibir um sorriso e até mesmo deixar-nos tristes e sem vontade de sorrir.
Isso é normal em todos nós.
O que não é normal, a tristeza constante, a falta de energia e a depressão.
Saiba que a falta de alegria no seu dia a dia podem ser sintomas sérios, que podem ser tratados.
Visite o nosso site e saiba mais: www.psiquiatriadrjefferson.com
No post found!
Saúde bucal – Cuidando da Dentadura em 6 Passos Importantes
A dentadura ou prótese dentária removível, é na verdade, uma substituição sob medida para os dentes ausentes da boca, e cuidar da higiene é fundamental para a saúde bucal. Saiba como nesse post. A saber,…
Facetas de Resina: entenda as vantagens e desvantagens | 7 benefícios diretos
Sorrir para influenciar a transformação está no topo da lista de desejos de muitas pessoas. Felizmente, as facetas de resina promovem uma correção dramática da cor e forma dos dentes. Popular entre celebridades e artistas,…
5 Alimentos Que Podem Prejudicar o Clareamento Dental
De todos os tratamentos odontológicos estéticos, o clareamento dental é um dos procedimentos mais solicitados nas unidades médicas de todo o país. Isso se deve principalmente às inúmeras vantagens obtidas com esse tipo de atendimento….
Afta Bucal: principais causas e tratamentos | Confira 3 dicas muito importantes
Quem nunca sentiu aquele incômodo na hora de se alimentar e quando foi até o banheiro, escovar os dentes, olhou pelo espelho e se deparou com uma afta bucal? A sensação é horrível, mas hoje…
7 Dicas Para Tratar a Sensibilidade dos Dentes
A sensibilidade dos dentes é um problema que persegue muitas pessoas. Coisas simples, como tomar um picolé na praia ou aquele cafezinho depois do almoço, se tornam verdadeiras torturas que nos impedem de fazer algumas…