As doenças bucais são comumente relacionadas à desigualdade social, justamente por esta exigir uma intervenção mais cara. No entanto, os tratamentos dentais oferecidos por planos odontológicos têm aumentado a acessibilidade ao cuidado com os dentes.
Assim, muitos pacientes que antes evitavam o acompanhamento odontológico passaram a ter a oportunidade de cuidar profissionalmente da saúde bucal, devido ao fim da preocupação com os preços de consultas, procedimentos, retornos, anestesias e materiais.
Deste modo, o investimento na saúde dos dentes, por meio de um convenio odontologico, agora costuma ser consideravelmente mais acessível do que os outros tipos de assistência médica, possuindo um dos preços mais baixos entre os serviços clínicos disponibilizados.
Além disso, os tratamentos oferecidos são abrangentes e podem solucionar problemas relativos à integridade dental, a reposição de perdas e a beleza do sorriso. Por isso, é importante entender como esses planos funcionam e quais são suas vantagens.
Como funciona um plano odontológico?
O plano odontologico opera por meio da assinatura de um pacote de serviços, que garante a assistência qualificada e a realização de diversos tipos de procedimentos dentais por um valor mensal pré-estabelecido por contrato.
Esses tratamentos incluem a maior parte dos cuidados básicos necessários para garantir a saúde dos dentes e para evitar a perda dentária.
Eles, ainda, podem disponibilizar serviços mais completos, que envolvem o tratamento da aparência do sorriso e os cuidados cosméticos.
Assim, a assistência odontológica pode ser contratada individualmente, para famílias ou para o uso comercial, como o plano odontologico empresarial.
Esses pacotes de uso profissional são contratados por donos de empresas ou pelas próprias companhias para disponibilizar o serviço como um benefício adicional para os colaboradores e seus respectivos familiares.
O investimento na saúde dos trabalhadores têm se tornado tão popular, porque também apresenta vantagens importantes para os negócios. Afinal, o tratamento de doenças bucais melhora a concentração dos pacientes, a autoestima e aperfeiçoa a produtividade.
Por outro lado, o serviço promove a redução de faltas e atrasos, resulta em uma vantagem competitiva para atrair talentos e ainda melhora a imagem da empresa perante os familiares e a comunidade próxima da organização.
Os donos dos micro e pequenos negócios também podem se beneficiar dessas vantagens, por meio do plano dental para MEI ou mesmo por meio do plano PME.
Isso porque, assim como os pacotes individuais, o custo da assistência odontológica é mais baixo, otimizado para esse perfil e ainda pode ser descontado no Imposto de Renda.
Benefícios de adquirir uma assistência odontológica
Problemas como as cáries, gengivites, periodontites e feridas aftosas podem causar diversos desconfortos para as pessoas, além de ser um dos principais causadores do acometimento de doenças sistêmicas, que afetam os outros órgãos e podem levar ao óbito.
Por isso, os convênios odontológicos são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e garantem, inclusive nos pacotes mais básicos, a realização dos procedimentos essenciais para garantir a saúde do paciente.
Entre os tratamentos disponíveis estão:
- Restauração
A restauração dental serve para recuperar a característica e as funcionalidades dentárias após o acometimento por cáries e a ação bacteriana prolongada. Essa intervenção é fundamental para impedir o agravamento do quadro e as dores.
O dentista remove o tecido cariado, limpa a parte onde houve a corrosão do esmalte e preenche a cavidade com porcelana, resina, amálgama ou ouro.
- Consultas de rotina
A recomendação geral é para que todos os pacientes compareçam a consulta de rotina com o dentista uma vez a cada seis meses.
Essas visitas são necessárias para a realização de um exame detalhado de todos os tecidos bucais e para o diagnóstico precoce de patologias.
Assim, é possível evitar o agravamento de quadros e garantir a saúde do paciente.
- Limpezas profundas
As limpezas profundas também podem ser feitas durante essas consultas semestrais. Aqui, o dentista irá fazer a raspagem do tártaro e a remoção das placas bacterianas do sulco gengival – espaço entre o dente e a gengiva.
É também feita a aplicação do flúor e a avaliação da qualidade da escovação e dos métodos utilizados durante a higienização dental.
Além disso, os convênios odontológicos também disponibilizam:
- Manutenção geral;
- Profilaxia de doenças;
- Tratamentos periodonticos;
- Tratamento de canal;
- Extração dentária;
- Cirurgias, entre outros.
O plano odonto empresarial e os de pessoa física também podem incluir o acesso às especialidades ortodônticas, odontopediátricas e dentísticas.
No entanto, a inclusão dos tratamentos mais complexos irá depender do tipo de plano assinado e isso pode gerar uma aumento no preço.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Pingback: Veja Como Melhorar Sua Saúde Bucal Com as 5 Dicas Para Evitar a Gengivite