Todos sabemos da importância de manter a saúde bucal em dia, e nesse post, você vai conhecer 5 dicas para evitar a gengivite e melhorar os cuidados com a sua boca. Aproveite!
A saúde bucal reflete quase que instantaneamente em nossa saúde geral. Faz parte da boa saúde e melhora nosso bem-estar.
Isso por que, nossos dentes são responsáveis pela mastigação dos alimentos, pela articulação de palavras e, nos dias atuais, se tornou um fator determinante na estética.
Logo, os dentes tornam-se estruturas primordiais não só para o organismo como também para nosso bem-estar social.
O mau hábito de cuidar dos dentes podem refletir em uma série de fatores no nosso corpo.
Além dos prejuízos emocionais como a baixa autoestima, sofrimento em relações pessoais e julgamentos no ambiente de trabalho, infecções bucais podem passear pelo corpo e atingir diversos órgãos do seu organismo.
Um exemplo disso é a cárie, que tem a habilidade de se formar a partir das bactérias Streptococcus mutans.
Essas bactérias formam grupinhos chamados de placas para abocanhar a sacarose, o açúcar dos restos de comida, e acaba gerando um ácido que corrói os dentes gerando mau hálito.
Uma outra doença bucal, da qual falaremos melhor aqui, é a gengivite.
A gengivite é uma inflamação que tem como sintomas o inchaço e a vermelhidão das gengivas, junto do sangramento e dor ao mastigar ou escovar os dentes.
Este problema é causado na maior parte dos casos, pela má higiene bucal, mas é muito comum acontecer em gestantes diante das mudanças hormonais.
As bactérias causadoras da gengivite são uma das mais prejudiciais à saúde quando o assunto é saúde bucal.
Elas possuem a capacidade de entrar na corrente sanguínea, atingir o coração e desencadear uma série de complicações.
Para evitar que uma situação dessas ocorra, separamos algumas dicas de saúde bucal, muito importantes, e que você deve seguir a risca.
Leia também:
Entenda Como Uma Alimentação Saudável Pode Afetar a Sua Saúde Bucal
5 Dicas Para Quem Sofre Com Dentes Sensíveis
Conheça 4 tipos de clareamento dental e seus benefícios
Conheça os 3 Principais Tratamentos Dentais oferecidos por planos odontológicos
Continue a leitura.
5 dicas para prevenir a gengivite e reforçar a sua saúde bucal.
1. Escove os dentes corretamente.
Apesar de estar presente em nossas vidas desde a infância, alguns adultos possuem uma certa preguicinha de fazer a escovação dos dentes, mas a prática é crucial para evitar o surgimento de inflamações na gengiva e consecutivamente por todo o corpo.
Como fazer:
Todos os dias, trinta minutos após cada refeição escove corretamente os dentes encostando as cerdas da escova na região entre a gengiva e os dentes, fazendo movimentos circulares ou verticais da gengiva para fora, e repetindo o movimento quantas vezes necessário de dois em dois dentes.
Esse procedimento é muito reforçado a partir da assinatura de um convênio odontológico.
2. Use o fio dental diariamente.
O uso diário do fio dentário após a escovação é outra forma de garantir que os restos de comida que estão entre os dentes sejam completamente eliminados, evitando o acúmulo de bactérias que levam ao surgimento da gengivite e tártaro.
Embora seja uma tarefa chata e demorada, não precisa ser realizada cada vez que se escova os dentes.
O recomendado é apenas uma vez por dia, principalmente na hora de dormir, onde se tem mais tempo para passar os fios nos dentes e principalmente para evitar o acúmulo de sujeira na hora de descansar.
A maioria dos pacientes que possuem um plano vinculado a um dentista convênio conseguem um kit higienização que vem o fio dental incluso, e em caso de dúvidas de como utilizá-lo o odontólogo pode ensinar durante a consulta.
3. Abandone os vícios.
Alguns vícios como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o fumo diário de cigarro ou o consumo exagerado de alimentos repletos de açúcar ou com muitos conservantes, são fatores que contribuem para o surgimento de doenças da boca.
Dessa forma, devem ser evitados ou, pelo menos, diminuídos ao longo dos dias até se tornarem nulos.
Sua saúde bucal, com certeza agradece
4. Faça uma limpeza sempre que possível.
Embora a escovação dos dentes em casa seja uma das formas mais simples de manter a boca limpa e livre de bactérias, é uma técnica que não consegue eliminar completamente toda a placa bacteriana.
Por isso, a cada 6 meses ou, pelo menos, 1 vez por ano, é aconselhado ir no dentista e fazer uma limpeza profissional, que permite eliminar todo o tártaro e as bactérias que vão resistindo dentro da boca.
Caso você tenha um convênio odontológico empresarial, é possível agendar duas limpezas ao ano a partir da renovação do contrato empresarial.
5. Tenha uma alimentação saudável rica em vitamina
A vitamina C está presente nas mais variadas frutas, entre elas goiaba, laranja, kiwi, acerola e caju.
Essa vitamina consegue proteger as gengivas das lesões causadas por uma escovação realizada de forma bruta e ajudam na cicatrização de ferimentos causados pelo fio dental.
Tome cuidado com a ingestão de frutas cítricas, pois, por possuírem o pH mais ácido, podem acabar ocasionando ferimentos ou até mesmo piorando os já existentes.
Procure um especialista
Se durante essa leitura você acabou ficando preocupado com aquela feridinha já existente na sua boca, saiba que o melhor a se fazer é agendar uma consulta, sendo em seu plano odontológico comum ou até mesmo o plano dental empresarial, para avaliar não só o ferimento como toda a sua saúde bucal.
Em caso de gengivite já detectada, fique tranquilo! O tratamento é muito tranquilo sendo necessário novas instruções de escovação, check ups mensais com o seu doutor para verificar o avanço no tratamento e o auxílio diário de enxaguantes bucais.
Lembre-se que o seu sorriso é o seu cartão de visitas, e acima de tudo os seus dentes, quando bem cuidados, te concebem um bem estar e saúde para toda a vida.
Já agendou sua consulta hoje?
Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Ideal Odonto.
#saudedaboca #saudebucal #gengivite #dicasdesaude #dicasdesaudebucal #saudeemdicas
Pingback: 7 Dicas Para Tratar a Sensibilidade dos Dentes
Pingback: Saúde bucal e autoestima - Autocuidado que eleva o bem-estar
Pingback: Conheça 4 tipos de clareamento dental e seus benefícios - Tudo sobre saúde e bem estar | Saúde em Dicas
Pingback: 3 vitaminas indispensáveis para a saúde bucal - Tudo sobre saúde e bem estar | Saúde em Dicas
Pingback: 6 Dicas de Higienização Para Manter o Sorriso Sempre Saudável - Tudo sobre saúde e bem estar | Saúde em Dicas