5 melhores ferramentas para negócios de estética

Um empreendimento voltado para a estética necessita também usar as principais ferramentas para negócios disponíveis no mercado. Ainda mais no Brasil, um dos países onde esse ramo da economia é tão pulsante.

Segundo o Sebrae, em 2019 as mulheres gastavam até 30% do salário com procedimentos de beleza.

Esse investimento exige um retorno por parte dos clientes.

Para um negócio de estética, não basta oferecer um serviço de excelência. É necessário apresentar um ótimo atendimento e nutrir um bom relacionamento com essa cliente.

Por este motivo, hoje, as ferramentas para negócios são tão relevantes.

Por meio delas, um negócio de estética tem a chance de se organizar melhor e se diferenciar da concorrência, cada dia maior.

Para quem está começando na área, há boas notícias. Investir nessas ferramentas não custa muito dinheiro e elas ainda apresentam um ótimo retorno para o empreendimento.

A seguir, você vai conhecer nossas dicas de 5 ferramentas para negócios, que podem mudar sua rotina.

5 melhores ferramentas para negócios de estética

Nossa lista com as 5 melhores ferramentas para negócios de estética não se restringem apenas a um único mercado.

Claro que, analisando cada uma delas é possível escolher de acordo com a atividade de cada empreendimento.

Em nosso caso específico, escolhemos a área de estética pela empatia com nossos temas.

1 – CRM

Uma das melhores e mais acessíveis ferramentas para negócios indicadas aos empreendimentos de estética é o CRM.

Para quem ainda desconhece esse software, ele funciona como uma central que gerencia todas as relações entre o cliente e uma empresa.

Por meio dele, um negócio de estética pode analisar cada cliente ou lead e, usando essas informações, promover melhores campanhas e ações de marketing.

Outro diferencial da ferramenta é a maneira como ela pode realizar a integração com diferentes plataformas.

Há inúmeras opções disponíveis, como redes sociais, aplicativos de mensagens, ferramentas de automação de marketing, entre outras.

Com o CRM um negócio de estética tem ainda a oportunidade de captar leads com muito mais facilidade.

Esse mecanismo de captação de clientes em potencial por meio de aplicativos de mensagens é muito relevante para quem deseja expandir a base de consumidores.

2 – WhatsApp Business

Esta dica vale tanto para quem usa uma ferramenta para negócios como o CRM como para quem ainda não utiliza o software.

Isso porque o WhatsApp Business é a versão do aplicativo mais popular no Brasil, mas com benefícios exclusivos para pequenos empreendedores.

Um negócio de estética pode, por exemplo, ter uma conta verificada.

Com isso, os clientes têm a certeza de conversarem com um negócio real, e não uma fraude.

Além disso, com o WhatsApp Business qualquer negócio pode criar diferentes catálogos na plataforma.

Caso um negócio de estética venda diferentes shampoos ou cremes para peles, é possível organizá-los digitalmente.

Para que os clientes confiram as ofertas, basta compartilhar o catálogo com eles, e assim será possível conferir o preço e as especificações do produto.

Quando integrado a um CRM, o WhatsApp Business se transforma em um captador de leads.

Afinal, assim que um cliente envia uma mensagem para o negócio de estética, o software cadastra automaticamente essa pessoa como um novo lead no banco de dados.

3 – Chatbot

Em resumo, os chatbots são assistentes virtuais baseados em inteligência artificial que conseguem reproduzir uma linguagem humana.

Atualmente, eles são muito utilizados por pequenas e grandes empresas para promover o melhor atendimento ao cliente.

Um negócio de estética pode se beneficiar muito dessa tecnologia, ainda mais se ela já usar uma plataforma de CRM.

Por meio desse software, é possível criar um chatbot para WhatsApp em poucos passos e sem a necessidade de conhecimentos em linguagem de programação.

Uma ferramenta para negócios como um chatbot consegue realizar tarefas repetitivas, como responder perguntas frequentes das clientes.

Por outro lado, caso um negócio de estética tenha necessidade, esse bot pode ainda agendar um horário para uma sessão de depilação, por exemplo.

Outra vantagem do chatbot é a capacidade de ele atender dezenas de clientes ao mesmo tempo. Ele responderá a todas automaticamente, 24 horas e 7 dias por semana.

Asana

Essa é uma ferramenta para negócios gratuita e muito simples de usar.

Para empreendimentos de estética, ela tem diversos benefícios, sobretudo para ajudar na organização das tarefas.

Por meio dela é possível indicar qual profissional será responsável por cada trabalho.

Além disso, é possível organizar um cronograma para a finalização dos projetos.

Em caso de dúvidas, os funcionários podem utilizar a área de chat para trocar informações e resolver alguma pendência sem a necessidade de sair da plataforma.

Não é necessário instalar nenhum software para utilizar o Asana.

Basta realizar o cadastro, usando uma conta do Google ou do Facebook, e acessar a ferramenta para negócios pela web.

Canva

Uma das ferramentas para negócios mais versáteis dos últimos anos é o Canva.

Um negócio de estética pode aproveitar muito os recursos dessa plataforma voltada para a criação de material gráfico e conteúdo para redes sociais.

O Canva oferece templates prontos, e não exige conhecimentos em design ou em outros softwares de edição de imagem.

Basta que o empreendedor substituía as informações de acordo com o interesse do seu negócio.

Essa é uma excelente maneira para divulgar os serviços com um material de marketing profissional e muito bem-acabado.

Sem dúvida, por meio do Canva será muito mais simples atrair e conquistar novos clientes.

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