Começando Uma Empresa de Beleza: o que se deve saber?

O mercado de beleza no Brasil continua promissor mesmo em meio à crise causada pela pandemia de Covid-19. Tudo porque esse ramo oferece leques de nichos, atividades e demandas que, cá entre nós, sempre irão existir. De modo que se você está começando uma empresa de beleza com muitas dúvidas na cabeça, vamos mostrar a seguir dicas valiosas para você tirar esse projeto do papel.

Montar uma empresa de estética e beleza é o sonho de muitas pessoas que desejam empreender e que, além de tudo, gostam de lidar com o público e oferecer a ele opções de cuidados com a aparência e bem-estar. Começar um negócio do zero não é um bicho de sete cabeças, mas requer planejamento, atenção e, claro, paixão.

Assim, o nosso primeiro conselho é que dá para abrir uma empresa de beleza e, quem sabe, torná-la a maior empresa de beleza do mundo. Mas para que isso ocorra, é fundamental seguir alguns caminhos que falaremos no decorrer do artigo.

Por que empreender com uma empresa de beleza?

Antes de tudo, é bom mostrar como o mercado de beleza segue em franca expansão no país.

Por exemplo, o Brasil é o quarto maior mercado mundial de cosméticos e cuidados pessoais do mundo e o terceiro maior em produtos lançados, segundo dados da Euromonitor.

Além disso, uma previsão da Goldstein Research espera uma taxa anual de crescimento de 4,76% nesse setor até 2030.

Apesar da pandemia, o setor registrou também movimento positivo de quase 9%, em média, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos (ABIHPEC).

Fora ainda que o relatório The Future 100, da Wunderman Thompson Intelligence, inclui o setor beauty como um movimento de bem-estar que inclui a beleza não convencional (viu uma tendência aí?)

Bom, não faltam pesquisas, números e tendências para reforçar que abrir uma empresa de beleza é um bom negócio.

Mesmo com instabilidade financeira, a área continua crescendo e mostrando a sua atuação multifacetada: empresa de produtos de beleza, salões, cosméticos, higiene pessoal, procedimentos estéticos, tratamentos e design de sobrancelhas.

O que você precisa saber para começar uma empresa de estética e beleza

Talvez o seu sonho seja transformar o seu negócio na maior empresa de beleza do mundo. Porém, ao começar nessa área é importante manter os pés firmes no chão e pavimentar esse desejo aos poucos, seguindo alguns passos imprescindíveis.

Abaixo vamos elencá-los para que isso seja possível. Confira!

Tenha um planejamento e escolha o nicho

Uma coisa é certa: não adianta começar no ramo de beleza agora e querer abraçar o mundo oferecendo inúmeros produtos ou serviços para diferentes públicos.

Ou seja, o ideal é definir um nicho de atuação para que seu negócio entregue um serviço de qualidade e tenha mais chances de crescer.

Essa escolha começa por meio da criação de um plano de negócio, que envolve pesquisa de mercado para entender os concorrentes, público-alvo, logística; além de conferir se o produto ou serviço têm aceitação no local que você pretende atuar.

Como falamos no outro tópico, o setor de beleza é multifacetado, tem alta demanda e um público bem diversificado.

Então, você pode apostar em tendências que dificilmente perderão força nos próximos anos, como a criação de uma empresa de produtos de beleza com base científica — como aponta o relatório The Future 100.

Ou então investir em uma empresa de estética e beleza interseccional, que se preocupa com a diversidade e inclusão de diferentes grupos de mulheres, homens e outros gêneros.

Outras opções são:

●      Tratamentos de spas

●      Serviços de manicure e pedicure em domicílio (ou em espaço físico)

●      Clínica de pele

●      Salão de barbeiro voltando para idosos, cabelos afros ou para outros públicos

●      Consultoria de beleza

●      Importação e exportação de produtos de beleza

●      Maquiador profissional

●      Loja de cosméticos

●      Design de sobrancelhas

●      Produtos ou tratamentos de cuidados com a pele

●      Químicas capilares

Invista na comunicação da sua empresa de beleza

Outro caminho essencial para você que está começando uma empresa de estética e beleza é investir na comunicação da sua marca. Com as facilidades da internet, hoje não há desculpas para não divulgar o seu negócio nas redes sociais ou em campanhas pelo Google Ads para promover seu e-commerce e conquistar o público.

Aliás, ainda de acordo com a pesquisa anual da Euromonitor sobre o mercado de beleza, a pandemia aumentou as compras pela internet e tirou o receio dos consumidores de adquirirem cosméticos (cuidados da pele, maquiagem ou produtos capilares) sem experimentá-los antes.

Então, com isso você percebe que estar presente digitalmente é uma oportunidade única para alcançar mais clientes e se destacar entre os concorrentes.

Além do mais, vale contar com as facilidades de softwares modernos para que uma estratégia de vendas e marketing seja mais eficaz.

Uma maneira é adotar uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management) que auxilia na atração, retenção e fidelização de clientes.

Com um CRM é possível planejar as vendas da empresa de beleza e entender a fundo as necessidades do público-alvo, pois ele tem o foco no relacionamento e no atendimento da expectativa do consumidor.

Estude e se capacite sempre

Abrir uma clínica de estética ou empresa de produtos de beleza requer também atualização constante sobre as novidades, tendências e inovações do mercado. Por isso, a nossa sugestão é centrar esforços nos estudos, cursos profissionalizantes e participação em congressos.

Afinal, a indústria da beleza está sempre mostrando novas invenções, métodos com produtos e procedimentos avançados.

Não faz sentido, portanto, abrir um negócio e não se atualizar, pois é essa capacitação que tornará você um profissional especializado e disputado pelo público.

Considere todos os custos

Coloque na ponta do lápis todos os custos para abrir uma empresa de beleza.

Se for um espaço físico, avalie bem a localização e despesas como água, luz, internet, aluguel, impostos, equipamentos e salário dos colaboradores.

Mas se a sua marca for um e-commerce, não deixe de considerar os custos com domínio e hospedagem de servidor, logística e investimento em marketing com a contratação de um bom designer para criar artes atraentes, redator, fotógrafo para fazer boas imagens dos seus produtos e softwares de gerenciamento de clientes.

A princípio esses gastos podem parecer desnecessários, mas acredite: fazem muita diferença para ter sucesso nessa caminhada.

No demais…. Persista nos seu sonho.

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