Mitos e verdades a respeito do café, bem como, os benefícios e malefícios sobre nossa saúde, sempre existiram. O fato é que ele faz parte da cultura do brasileiro, por isso decidimos postar aqui algumas questões pertinentes.
O cheirinho gostoso de café quentinho saindo do bule é, por certo, o aroma perfeito para o despertar do dia. Fato, que essa bebida atravessa o hábito cultural de gerações e gerações, proporcionando momentos de prazer inigualável.
Afinal, quais são os benefícios do café?
Que o diga nossos avós.
No entanto, a dúvida de muita gente é, tomar uma xícara diariamente faz bem ou mal para a saúde?
Essa dúvida, um dilema aos apreciadores do café, pode ser respondida pela ciência nutricional.
Segundo pesquisas feitas pelo Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, o café possui efeitos poderosos para o nosso bem-estar, quando bebido moderadamente.
O consumo do grão de café – seja na forma líquida ou em outras composições – ajuda em processos importantes do nosso corpo.
Alguns exemplos:
- Fortalecimento da saúde do coração,
- Desenvolvimento das funções cerebrais,
- Aumento do poder de ação de remédios anestésicos no organismo.
Mitos e Verdades a Respeito do Café
Rico nos mais diversos nutrientes, o fato é que existem muitos mitos e verdades a respeito do café que você deve saber.
1. O café atrasa o crescimento?
MITO, a cafeína não interfere no crescimento, entretanto deve ser bem pouca na alimentação das crianças. Isso por que, o excesso de cafeína pode impedir a absorção de cálcio e outros nutrientes.
2. Café é antioxidante?
VERDADE. O café pode trazer benefícios para a pele e demais estruturas, por conter substâncias antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres no organismo.
3. Crianças não devem tomar café?
MITO. crianças podem, sim, consumir café. É fato comprovado, elas acabam consumindo cafeína através de outros alimentos, tais como, refrigerante à base de cola, chás gelados e chocolates.
Entretanto, não é aconselhável exagerar no consumo, uma vez que pode deixar as crianças mais agitadas.
Dentre os mitos e verdades a respeito do café, certamente esse item deve surpreender muitos
4. Café faz bem para diabéticos?
VERDADE. Segundo pesquisas, o consumo equilibrado de café no dia a dia pode ser ótimo para controlar os níveis de açúcar no sangue, principalmente nos casos de diabetes tipo 2.
Isso, devido á composição nutricional do grão que possui, em sua essência, o ácido clorogênico e a trigonelina alcaloide, que auxiliam na redução de glicose e insulina no pâncreas.
5. Beber café dá enxaqueca?
MITO, Muita gente acredita que o motivo das suas enxaquecas se dá pelo consumo de café, por causa da cafeína.
De certa forma, há uma certa razão nisso, caso você beba excessivamente ou já se enquadra em casos agudos de ansiedade e estresse emocional.
Entretanto, se tomado com moderação, num plano alimentar adequado, o café tem o efeito de dilatar os vasos sanguíneos do cérebro.
Dessa maneira, a “vasoconstrição” decorrente, torna-se responsável pelo alívio das dores de cabeça.
6. O modo de preparo do café influencia na saúde
VERDADE. Estudos concluíram que o método utilizado pode diferenciar na quantidade de substância gordurosa que pode ser eliminada da bebida. Sendo assim, o ideal é filtrar o café e reduzir a quantidade de óleo dele.
Existem, claro, diversas maneiras de preparo do café. Seja coado com pano ou papel, ou mesmo por prensa, e cada um tem uma extração e resultados diferentes.
7. Café faz mal para os dentes?
MITO, Na verdade, o que faz mal aos dentes é a falta de escovação e também a falta de cuidados com a saúde bucal.
Nesses casos, o café é um dos elementos responsáveis por escurecer o esmalte dentário, no entanto, ele não é o principal culpado.
Inclusive, por conter tanino, além polifenóis de origem vegetal na sua composição, o café pode ajudar a remover a formação das placas bacterianas.
Isso foi comprovado segundo pesquisas odontológicas, feita com a bebida.
8. Não pode tomar medicamento com café
VERDADE. Não é recomendável tomar nenhum tipo de medicamento com quaisquer outras bebidas que não seja água. Portanto, não se deve misturar bebida alguma com medicamento, muito menos café.
Entretanto, em favor do café, não é que ele possa causar qualquer alteração no seu organismo, como quando tomado com bebidas alcoólicas, mas devido a combinação de efeitos que não pode ser legal.
9. O café vicia
MITO. Não é verdade que que o café causa uma dependência, isso por que, é uma bebida que se cria o hábito de tomar.
Quando não quiser tomar mais por algum motivo, basta parar de tomar gradativamente. Inevitavelmente, irá perceber que não se trata de um vício.
10. Beber café emagrece?
VERDADE. o café acelera bastante as reações metabólicas do organismo, devido ao fato der ser um alimento considerado “termogênico”.
Portanto, essa mesma ação termogênica, aumenta o gasto calórico e contribui para a queima de gordura corporal.
11. O café pode ser tomado à vontade que não faz mal
MITO. Quem tem uma sensibilidade maior á bebida, tem que saber o seu limite de consumo. De igual modo, se houver alguma doença digestiva, como a gastrite, por exemplo, a bebida deve ser evitada.
Logo, é algo que vai depender de cada pessoa. Tem pessoas que tomam dez, ou mais xícaras por dia e não apresentam nenhuma doença ou problema na rotina.
Assim como, tem pessoas que com apenas 3 ou 4 xícaras podem sentir efeitos indesejáveis.
12. Café provoca doenças cardíacas
Mito: Pesquisas comprovam que o consumo de cafeína não aumenta o risco de doença cardiovascular, tampouco, os níveis de colesterol.
O aumento dos batimentos cardíacos provocados pela cafeína é similar a subir uma escada, por exemplo.
Resumo
Mitos e verdades a respeito do café sempre haverão. Correntes de opiniões a favor e contra.
Pessoas que cultivam o hábito de tomar café diariamente ingerem uma série de nutrientes. Destacam-se entre eles, a cafeína, de efeito estimulante e que dá aquela energia extra para o organismo.
Além disso, o grão é repleto de compostos antioxidantes, além de vitaminas e minerais que trazem diversos benefícios e pode até mesmo prevenir doenças.
Fato é que, na proporção de até 4 xícaras diárias de café, diminui-se em até 11% o risco de insuficiência cardíaca. Os responsáveis por esse benefício são os polifenóis presentes no café.
A saber, os polifenóis são os responsáveis por combater os radicais livres no organismo.
A verdade é que, para quem gosta do sabor proporcionado pelo café, tem mutos motivos para acreditar nos benefícios e principalmente no sabor.
De igual modo, para algumas pessoas, o café estimula o fluxo de hormônios causadores de estresse, ansiedade, irritabilidade, insônia e tensão muscular.
Para outras a substância pode causar desidratação, desconforto estomacal, indigestão e azia.
Outro fato, não menos importante, a cafeína tem a capacidade de tornar a insulina menos efetiva, o que dificulta a regulação dos níveis de açúcar no sangue.
Não é a toa que as opiniões se dividem, eu por enquanto continuo tomando. Afinal, adoro café, o dia todo.
E você?
O que você conhece dos mitos e verdades a respeito do café?
Compartilhe conosco, através dos comentários
Posts alimentação
No post found!
Posts perder peso
Conheça 7 Benefícios em Utilizar Shakes Para Emagrecer
A adoção aos shakes para emagrecer se tornou um hábito bastante comum, tanto quanto os exercícios para emagrecer em casa. Nesse post você vai conhecer 5 benefícios do Shake. Na verdade, falamos do uso de…
Pingback: Os 7 Melhores Destinos Brasileiros Para Visitar no Inverno - Expert Viagens