A depressão é uma Doença Psiquiátrica crônica que segundo a OMS em 2020 seria a principal causa de afastamento do trabalho pois afeta as pessoas na fase produtiva; que apresentam desesperança, culpa e um vazio existencial.
Quem as conhece veem como uma fraqueza, falta de fé e é a sua vontade própria.
É uma reação normal ficar triste quando o ser humano precisa enfrentar um problema e os resultados são insatisfatórios. Entretanto, é patológico quando a tristeza é duradoura e entra num sofrimento.
É bom esclarecer que os sintomas de depressão não são apenas de tristeza e desânimo.
Os sintomas de depressão (CID 10 – F33) podem incluir sentimentos de culpa, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor, perda de peso, falta de esperança e um pouco mais.
Portanto, estar deprimido é bem mais que estar triste; e chorar o tempo todo. Conhecer os sintomas da depressão pode ajudar na escuta empática com a pessoa que está sofrendo e nesse caso, ajudar na recuperação.
Assim, é essencial diagnosticar a doença e iniciar acompanhamento médico.
DEPRESSÃO SINTOMAS:
Dentre os sintomas da depressão estão:
- Tristeza profunda;
- Perda de interesse em atividades que antes traziam prazer;
- Baixa autoestima afetando negativamente a forma de sentir, pensar e viver;
- Diminuição da concentração e dos neurotransmissores cerebrais ocasionando desequilíbrio bioquímico; Apatia, cansaço e indisposição frequentes;
- Dores no corpo (articulações);
- Amargura, desencanto;
- Alterações do sono (Insônia; Dormir em excesso) e apetite;
- Diminuição de energia ou fadiga acentuada;
- Dificuldades para raciocinar, se concentrar ou tomar decisões;
- Tensão nos músculos do ombro e pescoço;
- Sensação de corpo pesado ou de pressão no peito;
- Cólicas, diarreia, azia, má digestão, prisão de ventre, gases;
- Isolamento social, dificuldade de tomar decisões, irritabilidade, ataques de raiva, dores de cabeça, alterações de humor.
Um grande diferencial é que a Depressão muda a maneira da pessoa enxergar a vida e as coisas, e interagir com sua própria família, (pessimismo); diminuição da motivação, insegurança, raciocínio mais lento, angústia, vontade de morrer; queda da imunidade bem evidente nos dias atuais que estamos vivendo. (Covid-19)
COMO É O DIAGNÓSTICO DE DEPRESSÃO
Para alguém sair de um consultório de psiquiatria com um diagnóstico de depressão nas mãos, é preciso apresentar alguns dos sintomas mencionados acima por pelo menos 15 dias.
Importante lembrar, que um diagnóstico de depressão requer a presença de cinco ou mais sintomas que incluam obrigatoriamente espírito deprimido ou anedônia.
A anedônia é explicada como o interesse ou prazer diminuído para realizar a maioria das atividades, a perda da capacidade de sentir prazer, próprio dos estados gravemente depressivos
Para muitas pessoas com depressão, são sintomas graves o suficiente para prejudicar as atividades do dia a dia, como trabalho, escola, vida social e relacionamentos.
Se você está deprimido ou tem sintomas que duram mais de duas semanas, procure um médico ou uma clínica psiquiátrica.
Inicialmente, é feito uma avaliação, com bastante atenção ao seu histórico familiar e psiquiátrico. Não tem um exame específico para detectar a depressão.
Entretanto, um simples exame de sangue pode apontar doenças com sintomas parecidos com a depressão, como o hipotireoidismo.
Resumo
A depressão é uma doença grave, que deve ser acompanhada em seus mínimos detalhes.
Uma pessoa depressiva deixa de se relacionar com a família e perde, muitas vezes, o contato com seus familiares mais próximos.
Por ser confundida com outros sintomas, a depressão pode ser ignorada por tempo suficiente a ponto de agravar o quadro depressivo da pessoa doente.
Sendo assim, não descuide do seu próximo e observe os sintomas.
Na dúvida, procure sempre a orientação de um profissional médico experiente.
Este post é um conteúdo desenvolvido pela Psiquiatria Dr jefferson, uma clínica especializada em atendimento de psiquiatria.
Gostou desse post sobre a depressão e seus sintomas?
Deixe sua opinião sobre o tema, aproveite para compartilhar nas suas redes sociais.
No demais, acompanhe o Saúde em Dicas, temos sempre uma novidade para você.
No post found!