Comer Saladas Cruas: 4 Dicas e Benefícios Para a Saúde

Definitivamente, comer saladas cruas traz muitos benefícios para a saúde, embora, a maioria das pessoas desconheça isso. Você gosta de salada antes das refeições?

Tradicionalmente, as saladas cruas eram preparadas apenas com vegetais crus, como pepino, tomate, repolho e cebola, cortados em rodelas e polvilhados com uma pitada de sal e limão.

Com o tempo, outras opções foram adicionadas.

As saladas cruas sempre foram servidas como a menor porção entre os outros itens alimentares no prato de refeição ou totalmente ignoradas.

Entretanto, com o passar do tempo, e depois de inúmeras constatações dos benefícios à saúde, proporcionados por um bom prato de saladas, isso mudou a vida de muita gente.

E mesmo assim, há quem diga que não gosta de saladas.

Eu, por muito tempo achava que não gostava.

Mas o fato é que tinha preguiça, e achava mais vantajoso ir ao prato principal.

Depois de certo tempo, além de conhecer as vantagens das saladas cruas, aprendi algumas dicas que me fizeram saborear melhor as saladas.

Você também pode ser muito criativo em deixar sua salada crua colorida, mais saborosa, mais crocante, balanceada, apetitosa e obviamente saudável.

Para tanto, basta que use de criatividade.

Contrariando o senso comum, um bom azeite não custa tão caro, considerando o sabor e benefícios que ele proporciona.

Desse modo, quando preparar novamente seu prato de saladas cruas, terá um incremento a mais para saborear.

Saladas cruas de folhas antes das refeições

Por que saladas cruas?

  • Iniciar suas refeições com uma porção generosa de saladas cruas o ajudará a perder peso.

Não é brincadeira não, é a mais pura verdade, porque as saladas cruas são baixas em calorias, ricas em fibras e ricas em outros nutrientes.

A fibra ajuda você a se sentir satisfeito, fazendo você comer melhor, diminuir o restante da refeição e, finalmente, perder peso.

  • Comer saladas ricas em fibras, ajuda a reduzir o colesterol e também é conhecido por prevenir a constipação.

Comer um pouco de gordura boa (como a gordura monoinsaturada encontrada no azeite, abacate e nozes) com seus vegetais em saladas parece ajudar seu corpo a absorver fitoquímicos protetores (conhecidos por protegerem contra câncer e doenças cardíacas), como licopeno de tomate e luteína de vegetais verde-escuros.

A melhor maneira de pular os croutons (pedaços de pão de trigo frito), que são poucos nutrientes e têm alta carga glicêmica, é substituí-los por nozes e sementes e manter a crocância na salada.

Quer equilibrar com carboidratos e proteínas adequados para torná-lo uma refeição completa? Você pode adicionar arroz integral ou Quinoa embalado com proteína, frango grelhado, um pouco de queijo com baixo teor de gordura, Tofu ou Couves.

  • Pessoas que não gostam de comer frutas podem saborear saladas que combinam frutas e vegetais e comê-las como uma refeição completa ou entre os lanches.

Por certo, isso fornecerá a eles uma série de antioxidantes poderosos que protegerão o corpo dos danos causados ​​por moléculas nocivas chamadas radicais livres.

  • Saladas cruas são conhecidas por serem ricas em vitaminas. As vitaminas lipossolúveis A, D, E e K, por exemplo, não podem ser absorvidas e usadas pelo corpo sem a presença de alguma gordura.

A melhor maneira de incluir verduras como alface-romana e espinafre em nossa dieta diária é misturá-los todos, ou usar um de cada vez nas saladas.

Portanto, opte pelo azeite insaturado (gorduras boas) ou pelo óleo de canola. Misture o óleo com vinagre, o que ajuda a prevenir picos de açúcar no sangue após as refeições.

Lembrou da dica mais acima de adicionar azeite á sua salada crua?

Mais dicas para saborear saladas cruas

Para saborear melhor suas saladas cruas, experimente adicionar ervas medicinais como manjericão, alho, suco de limão ou salsa à salada.

Por certo, em alguns casos, você irá obter aquele sabor forte, além de muitos antioxidantes que combatem doenças.

Quanto mais saborosa for a salada, naturalmente, menos ingredientes de alto teor calórico você precisará adicionar para ter um sabor extra, como queijo e creme.

Além disso, adicione às suas saladas cruas outros vegetais ou frutas. Tanto quanto possível para obter os efeitos sinérgicos.

Um bom exemplo disso, são as cenouras, pepinos, pimentões de cores diferentes, brócolis, ervilhas, alcachofras, morangos, framboesas ou peras.

Por certo, são ótimas opções para obter em diferentes texturas, bem como em abundância de fibra de recheio.

Definitivamente, comer saladas cruas traz muitos benefícios para a saúde.

E o paladar agradece.

Por falar em paladar, como anda a sua saúde bucal?

Gostou disso?

Aqui no Saúde em Dicas você encontra uma miscelânea de opções quando se trata de alimentação saudável, além de muitas outras dicas de saúde e bem-estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima