Planos Odontológicos: Vale a Pena Ser Uma Clínica Credenciada?

Com o passar do tempo, o número de pessoas que procuram por planos odontológicos e médicos aumentam por diversos motivos, como a facilidade de pagamento. Além disso, muitas empresas oferecem esse benefício aos seus colaboradores.

Com isso, muitos investidores do setor se perguntam se vale a pena ser uma clínica credenciada, principalmente aqueles que estão iniciando na área. Afinal poderão ser contatados com mais facilidade pelos pacientes.

Na visão dos clientes, ter um convênio odontológico é muito vantajoso, facilitando o atendimento e diminuindo os custos – já que é cobrada uma taxa fixa mensal. 

Mas para as clínicas credenciadas, quais são os benefícios?

Se essa também é a sua dúvida, continue a leitura e entenda alguns aspectos que envolvem o credenciamento em um convenio dental.

Vantagens da clínica credenciada

Com o número de beneficiários aumentando, é comum que surja a demanda de filiações, principalmente para aqueles que desejam captar e fidelizar uma carteira de pacientes.

Nesse sentido, recorrer à filiação é uma estratégia muito benéfica. No entanto, é preciso se atentar às suas reais necessidades e quais exigências e serviços que cada operadora de convenio odontológico oferece.

Nesse ponto é preciso ressaltar que as clínicas podem se associar a diversas redes incorporadoras, o que aumenta seu alcance e divulgação

Contudo, é preciso ainda mais controle administrativo e dos processos que o credenciamento envolve, como ocorre na comprovação dos tratamentos.

Confira nos tópicos a seguir as principais vantagens do credenciamento:

1- Apoio aos profissionais

De modo geral, muitas redes de convênio oferecem diversos benefícios para atrair mais credenciados. 

Dentre esses diferenciais está o apoio ao desenvolvimento do profissional, como a oferta de cursos de capacitação, parceria com instituições e materiais físicos para estudo (revistas especializadas, por exemplo).

Outra vantagem em relação às parcerias é o desconto para compras de materiais odontológicos, que também pode ocorrer.

2- Atendimento pessoa física e jurídica

Dentre os principais benefícios da rede credenciada é que há uma ampliação de acesso aos clientes. Isso porque muitas empresas contratam as operadoras de plano dontologico para ofertar como um benefício para os profissionais.

Com isso, os colaboradores têm acesso às diversas clínicas disponíveis e contam com a especialização dos profissionais. Os serviços do consultório ganham ainda mais relevância nesse contexto, pois há confiança agregada e a facilidade de acesso.

Assim, a carteira é ainda mais ampliada. Afinal, sem a presença nos livros e sites do convênio, a busca dos pacientes é feita pela internet ou pela recomendação. 

Mais ainda, só é possível atender aqueles que dispõem do valor para cada procedimento no modelo de atendimento particular.

3- Divulgação otimizada e captação de carteira

Como mencionado no tópico anterior, as corretoras podem ser contratadas por empresas, possibilitando que diversos profissionais realizem o atendimento nas redes credenciadas.

Esse fator aumenta o fluxo de consultas e contribui para a fidelização dos pacientes, já que a credibilidade atribuída pelo convênio pode ser conciliada a um atendimento atencioso.

A divulgação também é facilitada, já que a cada nova contratação os profissionais receberão um material com todas as clínicas disponíveis e os serviços ofertados. 

Esse benefício é um grande diferencial para aquelas clínicas mais recentes, permitindo a formação de uma carteira de atendimento.

Neste ponto, contudo, também pode surgir uma desvantagem: aumento de demanda que não pode ser suprida, afetando a qualidade dos atendimentos.

4- Redução de faltas e abandonos

Seja um plano odontológico pessoa juridica ou pessoa física, um dos diferenciais para o paciente é a possibilidade de pagar uma taxa fixa mensalmente para realizar os mais diversos tratamentos, muitos pela primeira vez.

Essa vantagem, aliada ao pagamento já feito, cria uma “dependência” e relação ainda mais próxima com os profissionais. 

Com isso, faltas e abandonos do tratamento podem ser reduzidos, já que as consultas são agendadas com antecedência e os pacientes têm direito a realizá-los pelo valor já pago no decorrer dos meses. 

O credenciamento vale a pena?

Apesar das diversas vantagens apresentadas, a relação entre clínicas e convênios ainda é um fator que demanda muita atenção, principalmente em relação aos processos burocráticos e o retorno financeiro.

Burocracia

Em primeiro momento, é válido dizer que os processos burocráticos podem variar bastante, conforme a operadora.

Por isso, é essencial pesquisar qual a empresa de plano mais se adequa às suas necessidades, quais exigências cada uma faz e quais benefícios oferecem, bem como as regras relacionadas ao pagamento, estorno, carência e para o próprio credenciamento.

Ou seja, é necessário haver um entendimento do seu estabelecimento e do próprio mercado, assim como realizar as adequações de agendas e dos protocolos para atendimento.

Em relação aos atendimentos e repasse dos valores, é preciso fazer o preenchimento adequado das Guias de Tratamento Odontológico (GTO’s), realizar exames que comprovem a necessidade dos tratamentos e enviar imagens e radiografias antes e após o tratamento.

Retorno financeiro

Outra desvantagem é o retorno obtido com o credenciamento. Isso porque o repasse do valor de cada atendimento segue uma tabela específica para convênios, que costuma ser bem menor que o praticado no atendimento particular.

Nesse sentido, o lucro ocorre pelo montante de atendimentos realizados no decorrer do dia, principalmente para aqueles que apresentam mais agilidade na realização dos exames.

Contudo, isso pode refletir no atendimento ofertado, interferindo na fidelização do paciente. Assim, é preciso conhecer a agenda e quais as adequações que podem ser necessárias para garantir a cativação do paciente, qualidade no atendimento e um bom retorno sobre os procedimentos.

Ainda em relação aos valores, outro problema que precisa ser abordado é a glosa. Na prática o termo se refere aos reembolsos não aprovados pelo convênio por conta de divergências nas solicitações e guias de atendimento.

Conciliando estratégias

Diante de todos os dados apresentados, uma saída que alguns profissionais encontram é a vinculação do atendimento particular ao conveniado no consultório.

Isso porque o credenciamento não apresenta um custo direto ao dentista, auxiliando na formação da carteira. 

Além disso, como há diversos modelos de convênios oferecidos aos clientes, há muitos tratamentos que não apresentam cobertura, principalmente os de alta complexidade e estéticos. 

Dentre os tratamentos que geralmente não apresentam cobertura estão:

  • Aparelho fixo estético;
  • Aparelho invisalign;
  • Implantes dentários;
  • Radiografias mais complexas.

Nesse contexto, é possível captar os clientes pelo plano e realizar os tratamentos nesse formato, enquanto concilia uma agenda de atendimento particular. 

No caso de um paciente conveniado demandar um tratamento que não há cobertura, é possível oferecer o modelo de atendimento particular e informá-lo dos valores cobrados e sobre os processos de reembolso que a operadora pode oferecer.

Ou seja, com o valor social agregado da empresa de planos, é possível fidelizar e ampliar os atendimentos desses pacientes.

Processo de credenciamento

O processo de credenciamento pode demandar tempo, por envolver diversas avaliações da rede credenciadora e do envio dos documentos solicitados.

As diversas ações necessárias variam bastante entre os convênios médicos para efetivar uma parceria. 

Contudo, as principais exigências envolvem o preenchimento de ficha com informações de interesse no credenciamento, tempo de atuação, tratamentos ofertados e uma carta de solicitação para a operadora.

No caso do tempo de atuação, algumas empresas estabelecem um prazo mínimo de 2 anos na área, de modo a garantir o conhecimento no assunto. Contudo, isso pode dificultar o acesso das clínicas mais novas.

Já para o envio e validação dos documentos exigidos, é possível recorrer a empresas especializadas para fazer o credenciamento ou realizá-lo de maneira autônoma.

Dentre os documentos exigidos estão:

  • contrato social;
  • Alvarás de funcionamento;
  • Comprovante da conta bancária;
  • CNPJ;
  • Inscrição do CCM ou o ISS;
  • CRM;
  • Certificado do CNES.

Contudo, outros documentos e comprovantes de pagamentos podem ser exigidos. Além disso, há redes que apresentam filas de espera e outras que podem exigir a realização de provas para seleção dos credenciados.

Cabe ressaltar neste ponto que a Lei Nº 13.003/14 da ANS (Associação Nacional de Saúde Suplementar) apresenta critérios e normas que visam garantir um relacionamento seguro entre profissionais da saúde e os convênios médicos.

Desse modo, também cabe a ela avaliar o cumprimento das diretrizes para credenciamento.

Por fim, vale lembrar que o ramo odontológico lida diretamente com a saúde dos pacientes, devendo apresentar a adequação às diferentes normas de biossegurança, que também podem ser exigidas.

Renovação de credenciamento

Após a aprovação e a filiação ao convênio odontológico, é preciso se ater aos processos necessários e ao prazo de renovação. 

De modo geral, a renovação deve ocorrer ao final do período estipulado em contrato, mas caso haja alguma alteração no plano ou órgãos reguladores, o contrato pode ser revisado antes do vencimento. 

No segundo caso, as empresas devem informar aos consultórios e clínicas acerca das mudanças. 

Já no decorrer da rotina, os pontos de atenção se referem ao faturamento, preenchimento 

adequado das guias, valores e dados de pagamento, tempo para ressarcimento e as glosas que podem ocorrer.

Considerações finais

Segundo a ANS, em 2016 pelo menos 22 milhões de brasileiros eram atendidos por meio de planos exclusivamente odontológicos.

Por esse motivo, muitas clínicas veem no credenciamento uma grande oportunidade para se destacar e atrair novos pacientes.

Contudo, para que a estratégia seja efetiva, é preciso ter atenção aos processos administrativos e burocráticos envolvidos, como os procedimentos cobertos, prazos para agendamento e os valores para cada tratamento.

Ao se ater a esses cuidados e gerenciar a agenda profissional, conciliando os atendimentos, aos poucos sua clínica crescerá e terá uma carteira fixa e fiel de clientes.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

No post found!

No post found!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima