Para um bom Mindset : 3 dicas muito importantes da mentalidade ideal de sucesso

QUER VER SUA MARCA AQUI?
SAIBA MAIS
!


Você sabe o que é Mindset, qual o significado e o que representa esse conceito quando se trata de comportamento e atitudes, e até mesmo no mundo dos negócios? Esse artigo foi criado justamente para tirar suas dúvidas. Acompanhe!

O significado de Mindset é – mentalidade – Configuração da mente. Referência às características da mente humana que vão determinar os nossos pensamentos, comportamentos e atitudes.

Esse termo hoje está em alta no mundo do empreendedorismo e de como isso influência nas escolhas pessoais e profissionais de cada um.

Por exemplo; quem tem um Mindset positivo é porque tem uma capacidade de se reerguer diante das adversidades.

Claro, existem outras características não menos importante, que você verá nos próximos parágrafos. Continue lendo!

COMO O MINDSET É FORMADO?

A grande verdade é que, nossos resultados dependem quase que exclusivamente da nossa maneira de pensar.

Você já se perguntou porque algumas pessoas têm naturalmente hábitos mais saudáveis ou então possuem mais facilidade para desenvolver uma habilidade ou aprender um idioma?

Isso acontece porque estas pessoas possuem um Mindset favorável para estes comportamentos.

O Mindset é como a sua mente está programada para pensar sobre um determinado assunto.

Se a nossa mente fosse um computador, o mindset seria o processador ou software que determina como ele vai funcionar.

Bem mais fácil de entender assim, não é mesmo?

O Mindset, portanto, é formado por nossas crenças – aquilo em que realmente acreditamos.

Nossas crenças são definidas por nossas experiências do passado – o que vivenciamos, vimos e ouvimos – e tomamos como verdade.

Porém, nem sempre temos consciência dessas crenças.

Por exemplo, alguém que ouvir que: ¨É pecado deixar comida sobrar¨ pode ter dificuldades para controlar as quantidades na sua alimentação e inclusive, para emagrecer, pois a sua mentalidade aprendeu que o correto é comer tudo que está disponível.

Outro exemplo é o de alguém que presenciou algum familiar com problemas financeiros, esta pessoa pode ter um mindset que prioriza estabilidade profissional e evita correr riscos.

No entanto, esses pensamentos podem ser muito úteis para algumas pessoas, mas podem ser limitantes para alguém que deseja abrir seu próprio negócio.

É aí que percebemos a importância do mindset.

  • O que acreditamos gera nossos pensamentos.
  • Os pensamentos geram sentimentos.
  • Os sentimentos geram ações.
  • E as ações geram resultados.

Se você possui objetivos que deseja conquistar, precisa ter um mindset apropriado para estes objetivos.

Se você deseja ter resultados diferentes em alguma área de sua vida precisa mudar sua programação mental em relação a essa área.

ATITUDE MENTAL POSITIVA

A atitude mental positiva é uma ação interna permanente que te permite pensar só nas coisas positivas, enxergando em toda dificuldade um benefício equivalente, preservando a mente de influências negativas.

Na verdade, o hábito que mais destrói o ser humano é o de permitir-se ser influenciado por sugestões negativas, quer seja de si mesmo ou dos outros.

A sua mente é a única coisa sobre a qual você pode exercer o poder de controle absoluto.

Porém, apenas 2% da humanidade faz uso disso, o restante fica influenciado por sugestões e crenças negativas que os impedem de serem felizes.

COMO MANTER UMA ATITUDE POSITIVA

Entenda, que o pensamento tende a atrair o seu equivalente físico.

Significando que pensamento cria realidade, e desta forma sempre experimentamos as realidades que criamos do passado.

Portanto, quem só pensa em doenças, naturalmente seu cérebro desencadeia reações químicas para aquilo que esteja pensando realmente aconteça, criando mais doenças, virando um círculo vicioso onde a pessoa se auto condena.

Uma atitude mental positiva permite criar apenas pensamentos saudáveis e esses estímulos mentais funcionam como informações registradas pelo cérebro com novos padrões de referência que se materializarão no corpo físico na forma de saúde vigorosa.

A mente funciona como uma usina que fabrica pensamentos o tempo todo e estes quando não são controlados tendem a nos levar ao futuro na forma de preocupações ou nos remeter a passado na forma de ressentimentos e mágoas.

Estas imagens, são registradas pelo cérebro como autênticas, atuais e verdadeiras, fornecendo-lhe este tipo de padrão vibratório, fazendo com que no futuro venhamos criar as mesmas situações do passado, como que nos convidando a experimentar o mesmo tipo de experiência.

Adote para si o seguinte: a minha mente é minha propriedade e eu vou controlá-la!

A vida de hoje é um filme das nossas decisões do passado, por isso devemos escolher um novo filme que desejamos que venha a nos acontecer.

Essas atitudes se transformarão em hábitos, portanto se dermos o nosso melhor, receberemos naturalmente o melhor.

MINDSET NA CARREIRA

Esse processo é baseado nas novas descobertas onde o foco em resultados é eficaz e se dá principalmente nas forças que uma pessoa, como: indivíduos, equipes e corporações têm; e não em suas fraquezas, contribuindo para conseguirem alcançar de forma objetiva e duradoura a satisfação, o bem-estar e a felicidade.

O foco principal se baseia nas conquistas e realizações, alegrias, emoções positivas, senso de missão e propósito, além de usar as forças e os talentos de cada indivíduo com o intuito de promover um desenvolvimento pleno e otimizado na vida pessoal e profissional.

As emoções positivas potencializam tanto a resiliência física quanto a afetiva e cognitiva, trazendo resultados tangíveis nas empresas, tais como: aumento da produtividade e performance organizacional, redução do absenteímo, flexibilidade criativa e cognitiva na cooperaçãon e colaboração.

DICAS PARA TER UM BOM MINDSET

O segredo é manter a jornada.

  1. A primeira delas é: seja um profissional extraordinário(a), se coloque na posição proativa de aprender todos os dias, mantendo aquela vontade que tinha antes de quando era estudante, aluno, estagiário(a); continue com aquele desejo inicial de saber tudo sobre a sua profissão, tenha aquele frio na barriga quando realiza exposições, projetos; percorra quilômetros para encontrar o seu cliente se for necessário, não se acomode esperando o tempo passar supondo que não precisa mais de nada.
  2. A Mentalidade dispersa frente à Mentalidade focada: esse é um grande problema que vem ocorrendo atualmente. As pessoas ficam distraídas e hipnotizadas com o celular nas mãos ou conversando com os(as) amigos(as) e não percebem o cliente que entra numa loja, num restaurante, aeroporto, etc. Não se deixe levar por todos esses estímulos digitais porque esse tipo de Mindset não te coloca na trilha do sucesso pessoal ou profissional. Mas isso tem jeito. Enquanto existem as pessoas perdidas pelo transe ou até com deficit de atenção você pode escolher diferente e aproveitar essa oportunidade para sair na frente. Procure uma pessoa que seja um exemplo para você, tenha-o como mentor mesmo que ele não saiba; adapte a forma de sucesso dele e traga para a sua realidade, siga-o como uma referência de disciplina que consegue levar à frente os seus objetivos diários; gaste o seu tempo livre lendo e aprendendo a sua carreira, sobre o que você faz, sobre as pessoas, refaça a sua agenda ou o seu diário e a(o) reconstrua agora com foco, pois sempre é possível melhorar; aí notará que aquelas pessoas mais prósperas começarão a se aproximar de você.
  3. A mentalidade do ajudar frente à mentalidade do tomador. Quem serve melhor prospera mais. Um dos traços das pessoas mais bem sucedidas e bem recomendado é se aproximar das pessoas e ajudá-las de alguma forma. A crença dessas pessoas é de que quem vence é aquele (a) que se dedica na sua vida a servir alguém de alguma forma. Mas como servir não tendo nada? Se cada um de nós é melhor que os outros em algo, você pode contribuir para alguém. Desperte a mentalidade de ajudar alguém em qualquer situação no seu trabalho, por exemplo; conecte-se com as pessoas, ajude-as para que desenvolvam algo, que se empoderem e alcancem os resultados que esperam, mesmo que sejam pessoas diferentes de você, mas sim com interesse comum. Não pense que isso possa ser alguma ameaça, e sim um desafio que te convida para uma vocação maior que é ¨resolver coisas maiores¨que não se pode fazer sozinho e nem com pessoas parecidas consigo. Com o passar do tempo praticando o seu melhor na sua área de atuação, na sua competência, imbuído(a) dessa mentalidade do ajudar¨, a sua liderança e a sua performance mudarão para melhor e serão percebidas. Resumindo: o conectar com o ajudar é muito poderoso e você é único(a) e capaz

RELATO DE CASOS BASEADOS EM FATOS REAIS

O que pensaria se você acordasse num dia cheio de azar que nada desse certo?

Uma traição, um mau-humor, pessoas te rejeitando, sua nota na escola foi baixa, recebeu uma multa de trânsito?

Mas olhando por outro ponto de vista a pessoa não te deu atenção, a nota foi intermediária, seu carro é novo e poderá pagar a multa antecipada com desconto, e esclarecer as coisas com a pessoa que julga que está contra si; para isso você teria que AGIR e a forma de lidar com esses problemas se modificarão, e quem sabe até se acharia inteligente, simpático (a), que tudo foi mais fácil de resolver.

Então, com qual maneria de pensar ficaria?

Com o Mindset Fixo ou o Mindset de crescimento?

Eis aqui a questão!

Você pode escolher a forma de pensar e isso te tornará diferenciado (a) porque por um lado pode perder se tentar, mas também só poderá ganhar tentando.

Como?

Tendo mais trabalho, dedicação e competência. Não importa se é com mais esforço.

Mesmo assim, as dificuldades e o esforço são atrelados ao deficit de inteligência ou falta de capacidade.

Isso por que, ao ter dificuldades em algo, é comum pensar que não se tem a capacidade necessária para aquilo.

Ou tenta colocar a culpa em outra pessoa (ou outra coisa), ou que não tem a inteligência o bastante para resolver, ou pensa que o esforço e o fracasso são algo ruins.

As dificuldades podem até te fazer desistir, mas o que deveria acontecer é ao contrário porque é nela que os neurônios fazem novas conexões, se aprimorando para aumentar a inteligência.

Com a estimulação, a prática, o treinamento e o método certo é possível aperfeiçoar a atenção, a memória e a capacidade de julgamento: e não ficar pensando que as únicas virtudes possíveis são a inteligência, a sorte e o talento.

Aí eu te pergunto:

Será que você não estuda o bastante com medo de não ter desculpas para a sua nota baixa?Será que você não trabalha bem o bastante com medo de que os seus esforços não te tragam um aumento de salário?Será que você não demonstra todo o seu carinho para as pessoas que ama com medo que todo esse esforço não seja reconhecido e recompensado?

O pensamento arcaico de que a capacidade é fixa, atrapalha o seu desenvolvimento e de uma certa forma o Mindset é móvel porque dependendo da situação e do dia ele pode ir de um lado para o outro e depois retornar ao básico de cada um.

O mais importante é ficar atento(a) observando e entendendo em quais áreas e quais momentos você está no Mindset fixo e tomar atitudes para que uma mudança possa te acontecer.

Desse modo, passando a ter um estado de desenvolvimento ao invés de julgamento, enfrentando as dificuldades que antes não conseguia mudar.

Você é o agente da sua própria mudança.

Um exemplo de padrão fixo é a famosa história da Gabriela que diz: “Eu nasci assim, eu sou assim, sempre serei assim e morrerei assim.”

É o tipo de pessoa que não acredita que pode desenvolver certas habilidades e que não podem mudar.

Nisso, acabam sendo negativas, arrumam desculpas para tudo, implantando a vitimização do ser humano que é muito comum (acreditar que não pode ser melhor), já acorda cedo desmotivado(a).

Sempre que se encontrar chateado(a) com alguma coisa, pessoa ou situação provavelmente estará nesse padrão fixo (imutável).

Você acredita que não pode fazer qualquer coisa? Que força interna em si te faz ser introvertido? O que está ganhando ou protegendo em ser um fracasso, ser tímido, etc. Ah! Mas eu não consigo mudar…

Isso é apenas uma percepção porque todos têm dentro de si o lado bom e o lado ruim,

Já o padrão de modelo progressivo você acredita que pode mudar; é aquele onde existe uma certeza.

Você escolhe o que quer ser, e quem quer ser, com a verdadeira confiança.

O que mais eu posso mudar se eu ganhar?

A ideia é, o que eu ganho em ser assim?

Você só vai mudar algo se tiver a consciência, clareza e a convicção de que poderá melhorar.

Então toda vez que tiver consciência que vai melhorar, você melhora, mas terá que acreditar nisso.

Esse tipo de pessoa acredita que pode mudar qualquer coisa.

Primeiro você precisa decidir, focar, dar o melhor de si, recomeçar quantas vezes for necessário, não querer ganhar logo na primeira vez, e por não ser um negócio pronto poderá até cair algumas vezes.

Um jeito bom para isso é desenvolver métodos técnicos de vivência e treinamentos onde as pessoas experienciem internamente as próprias etapas daquilo que irão viver na realidade, porque como as situações são cíclicas elas voltarão novamente.

ENTENDA MELHOR

Um minset fixo te traz pensamentos como isso significa que eu não sou capaz; quer dizer que eu sou uma pessoa melhor que ele(a); significa que eu não sou disciplinado(a), então não sou um bom pai ou uma boa mãe.

E seus pensamentos geram sentimentos, que geram suas ações e resultados.

Imagine quais resultados cada um destes pensamentos podem gerar.

Além disso, com um mindset fixo você acredita que sempre precisa provar algo, por exemplo:

Se eu não conseguir emagrecer, vão julgar que eu sou fraca. Se eu não ganhar bem o suficiente, vão pensar que eu sou burro.Se eu não conseguir fazer isso, vou mostrar que sou um fracasso.

E são estes pensamentos que te fazem desistir e te impedem de recomeçar.

Já em um mindset crescente, os desafios não te mostram como você é, mas sim como você está.

Você entende que no momento possui certo nível de capacidade para buscar um objetivo e se este nível não for o suficiente, você pode desenvolvê-lo.

O mindset crescente entende que pessoas de sucesso percorreram uma trajetória e que você também pode construir a sua.

Uma pessoa que aprendeu um outro idioma provavelmente estudou mais quando se deparou com palavras que não conhecia, e usou sua falta de conhecimento como estímulo para se dedicar mais e não como uma sentença que dizia que seria impossível aprender

O PODER DAS CRENÇAS PESSOAIS

A crença é tudo aquilo que você acredita como verdadeiro ¨para você¨.

Então, isso é o que você aprendeu como, o certo não se discute, e ela uma vez estabelecida tem como função única e exclusiva de se perpetuar, e dificilmente alguém conseguirá te convencer ao contrário, então você acredita que está sempre certo (a).

Aí você já deve ter percebido que o(a) outro(a) está sempre errado(a) porque você está discutindo o ponto de vista da sua crença.

Ex. ¨aí eu não te falei¨?

Se você imaginar que uma rajada de vento te faz gripar, então você nunca poderá se expor a isso num dia de trabalho.

Evoluir significa atualizar as suas crenças se livrando daquelas que já são obsoletas.

Quando você era criança tinha que pegar na mão da sua mãe para atravessar uma avenida, hoje você é adulto ainda precisa disso?

Não. Você já se livrou daquela crença e atravessa a avenida sozinho.

Mas o que você talvez não saiba é que ainda hoje, como adulto, existem dentro de si crenças infantis.

Porque você ainda não abriu mão delas; vivendo sempre doente, enroscado em problemas que te parecem insolúveis.

Eu te pergunto: Ah! Mas você deve ter algum probleminha.

A resposta é, Não.

Mas, instigando mais, você refere que um parente seu tem, aí ao começar a falar dele você começa a ficar nervoso(a); por quê?

Porque começamos a focar no problema e que você é impotente para resolver e ajudá-lo.

Então a partir de agora vamos mudar o foco para a saúde, e muda tudo.

Não adianta tomar vitamina, os remédios da sua doença, fazer a dieta proposta, ir para a academia; porque se o foco estiver na doença o seu corpo obedecerá ao seu desejo de ter uma doença.

É aquele medo que vai ter uma doença te faz sofrer por antecipação.

ESSE MEDO DE FICAR DOENTE TIRA A VONTADE DE SER SAUDÁVEL

Os princípios de uma pessoa são geralmente resultados do conjunto das suas crenças e valores.

Todos nós os possuímos, mas em muitos casos temos dificuldades em reconhecê-los, uma vez que nem sempre estão no nível do consciente.

Crenças e Valores são responsáveis por comandar nossos pensamentos, nossos sentimentos e as nossas decisões e ainda a nossa felicidade e o nosso sucesso.

Por certo, é a espinha dorsal que sustenta o nosso ser; determinando o tipo de pessoas que seremos: a nossa ética, o senso de responsabilidade, se teremos sucesso e felicidade ou não, entre outros diversos aspectos da nossa personalidade.

VALORES SÃO UMA CRENÇA, MAS NEM TODAS AS CRENÇAS SÃO VALORES

A crença é como o ser humano enxerga o mundo, é projetada a imagem do que cada um acredita e a partir desse momento se torna uma verdade única.

Crenças são as nossas verdades individuais; é uma convicção, uma disposição subjetiva, para considerar algo certo ou verdadeiro por razões também subjetivas.

Crença é sinônimo de fé e diz respeito às opiniões e sentimentos de um determinado indivíduo ou até mesmo uma comunidade adota com convicção.

As crenças são as coisas em que você acredita e é como você percebe a realidade.

Mas pessoas com os mesmos valores podem ter crenças diferentes e muitas acabam limitando o seu desenvolvimento e distanciando a pessoa daquilo que ela deseja.

Crença é a convicção de que algo é verdadeiro e certo, é uma avaliação pessoal que pode ser baseado em alinhamentos racionais ou numa sensação interna.

É comum escutarmos pessoas dizerem que acreditam em alguma coisa, a crença representa que você acredita firmemente em alguma coisa na possibilidade daquilo; ela é maior que o conhecimento, embora um conhecimento tenda a se tornar uma crença com o passar do tempo.

Segundo a literatura existem dois tipos de crenças:

As limitantes e as fortalecedoras. As limitantes são apontadas de maneira negativa; que você não vai conseguir, que não vai dar certo, que você não é bom (boa) o suficiente e tudo aquilo que te leva para baixo e isso se torna frustrante, atrasando a sua vida e de todas as pessoas que vivem essas crenças. Mas existem as crenças fortalecedoras, ideias positivas, que possuem a ideia de empoderar, que nos fazem ver as coisas e a nós mesmos com muito mais otimismo e isso nos impulsiona a alcançar nossos sonhos e nossas metas porque nós sabemos que somos merecedores de abundância e de prosperidade.

O QUE SÃO VALORES PESSOAIS?

São as medidas variáveis de importância que as pessoas atribuem a alguma coisa, ou a alguém, os valores representam a qualidade seja de natureza física ou intelectual ou moral.

VALOR é tudo aquilo que é importante para a pessoa e tudo o que é importante para você é um valor e olha, esses valores podem despertar em nós a admiração e respeito.

Valores são conceitos elevados, os mais significantes princípios para se viver e tomar decisões; são ideias que conceituam aquilo que realmente acreditamos ser o mais importante da nossa vida.

Os valores determinam as nossas decisões.

A sua formação é originária na sua família, nos sete primeiros anos do indivíduo e pode ser consolidada até a fase adulta, além de poder acontecer também por influência de pessoas relevantes como amigos especiais, parentes, primos, vizinhos, professores; enfim, é tudo o que podemos utilizar como critério; isso é valor.

Eu quero para avaliar as nossas ações e as ações dos outros também tanto boas como as ruins.

As pessoas organizam e arranjam os seus valores em camadas de uma maneira hierárquica de cima para baixo e muitas vezes elas praticam esse hábito de forma automática e inconsciente dos seus valores.

Os valores são originados das experiências da sua vida, da relação com os seus pais, da vivência na escola, no trabalho e com os (as) amigos (as).

É muito importante que você tome consciência daquilo que é importante para você, aquilo que é a sua crença e também aquilo que é os seus valores.

E então, gostou do nosso artigo sobre mindset, ou mentalidade?

Comente este artigo, deixe a sua opinião ou sugestões para melhorar o nosso site e assuntos abordados

Você também pode encontrar conteúdos didáticos em psiquiatriadrjefferson.com

Na Psiquiatria Dr Jefferson realizamos o tratamento de transtornos, mentais, emocionais e outros distúrbios.

Ou seja, a Saúde Mental mais perto de você!

Agendamentos de consultas de psiquiatria com consultas online e presenciais.

Solicite agora mesmo uma consulta de psiquiatria

Para agendar consultas

WhatsApp

OU PREENCHA NOSSO FORMULÁRIO DE CONTATO

Siga-nos nas redes sociais:https://facebook.com/psiquiatriadrjefferson, https://instagram.com/psiquiatriadrjefferson, https://twitter.com/psiquiatriaJ

Sobre a Psiquiatria Dr Jefferson

Clínica de psicologia e psiquiatria zona norte SP – Serviços especializados em saúde mental com profissionais especializados

Postado originalmente no site da Psiquiatria Dr Jefferson

#mindset #mentalidade #psiquiatriadrjefferson #mente #saudemental #atitudemental


Publicado

em

,

por