Quando falamos de saúde bucal, existem diversos hábitos que devem ser tomados para o seu mantimento, como uma boa escovação e visitas frequentes ao dentista. Porém, o que poucos sabem é da importância de algumas vitaminas para a nossa boca.
Dentro do nosso corpo, precisamos de diversas vitaminas para um bom funcionamento dele.
Então, a falta de uma delas pode afetar várias partes.
Entretanto, poucas pessoas sabem que as vitaminas também podem contribuir muito para uma boa saúde bucal e a falta delas podem causar diversas consequências, principalmente se alguém fizer uso de um aparelho de porcelana.
Desse modo, caso queira entender melhor sobre a relação entre as vitaminas e a saúde bucal e como a falta delas pode afetar a nossa boca, basta continuar a leitura.
O que é a hipovitaminose?
Antes de mais nada, é preciso entender um pouco mais sobre hipovitaminose, que nada mais é do que a falta de uma ou mais vitaminas em nosso organismo.
Essa falta de vitaminas costuma acontecer por conta de alguma dieta muito restrita, como é o exemplo de pessoas que não comem alimentos de origem animal, no caso, veganos e vegetarianos.
Outro motivo para essa falta de vitaminas são por alguns problemas de saúde, como complicações no fígado, alterações no intestino e até mesmo doenças mais graves, como anorexia e câncer.
Portanto, existem diferentes sintomas para variadas faltas de vitamina. Ou seja, não existem sinais claros da hipovitaminose de modo geral, mas sim, alguns para cada falta de vitamina em específico.
Por exemplo, no caso da falta de vitamina A, pode causar olhos secos, manchas, gripes, resfriados, pele, boca seca e falta de apetite.
Quando a ausência for de vitamina B, pode apresentar fraqueza, cansaço, mal-estar, palpitações cardíacas, retenção de líquidos e falta de memória.
A falta de vitamina C pode gerar cansaço, dor muscular, manchas roxas na pele e em casos mais graves, até mesmo o sangramento das gengivas e a perda dos dentes.
Portanto, se isso acontecer, procure quanto custa um implante dentário para saber mais sobre esse procedimento.
No caso de ausência das vitaminas D é comum aparecer dor nos ossos, fraqueza muscular e alguns problemas mais graves, como doenças cardiovasculares.
Por último, a falta de vitamina K apresentam alguns sintomas, como dificuldades na coagulação do sangue, sangramentos frequentes e manchas roxas na pele.
Então, a hipovitaminose acontece quando existe a ausência de algumas dessas vitaminas.
Por conta disso, o tratamento consiste em suplementar a falta dessa vitamina em específico, seja por meio de alimentos ou cápsulas.
Esses são alguns dos sintomas que a falta de algumas vitaminas específicas podem causar. Com isso, é possível perceber como a ausência de algumas delas pode também fazer mal para a saúde bucal, um exemplo é a vitamina C.
Nesse caso, é sempre válido reforçar a importância de frequentar o dentista, podendo ser até mesmo locais que colocam alinhadores invisíveis.
3 vitaminas essenciais para a saúde bucal
Assim como visto anteriormente, a hipovitaminose é a ausência de vitaminas importantes para o nosso organismo, que podem causar diversos problemas, até mesmo para a saúde bucal.
Dessa forma, veja tudo que a hipovitaminose pode causar na saúde bucal de alguém:
- Gengivite;
- Doenças periodontais;
- Hemorragia bucal;
- Mucosas irritadas;
- Inflamações no canto da boca;
- Língua lisa;
- Aftas;
- Ardência bucal;
- Inflamações na mucosa da boca;
- Mau hálito;
- Dores e incômodos bucais.
Então, antes de mais nada, é preciso ressaltar que ao sentir qualquer um desses sintomas, procure um dentista urgentemente, sendo até mesmo um que faça clareamento dental.
Além disso, veja 3 vitaminas e minerais que são consideradas indispensáveis para uma boa saúde bucal, como:
- Vitamina C
Diversos sintomas, como gengivite ou infecções dentais podem ocorrer pela ausência dessa vitamina. Além disso, ela é responsável pelo complemento do colágeno e auxilia na cicatrização de alguma inflamação.
Vale ressaltar que a falta da vitamina C pode causar até mesmo a perda dentária. Então, nesse caso, será preciso procurar por uma clínica de implante dentário.
Existem diversos alimentos considerados ricos em vitamina C, como por exemplo, laranja, espinafre e tomate.
- Vitamina D
A vitamina D é rica em cálcio, um mineral responsável por manter os dentes e as gengivas mais fortes.
Dessa maneira, é importante consumir alimentos ricos em cálcio ou vitamina D, como o ovo, salmão e vegetais de folhas verdes escuras.
- Vitamina A
A ausência da vitamina A pode causar alterações nas glândulas salivares, degeneração do ligamento periodontal e aumento da gengiva.
Por conta disso, consuma alimentos ricos em vitamina A, como é o caso de leite, queijo, cenoura ou espinafre.
Desse modo, é importante estar sempre consumindo alimentos ricos nessas vitaminas, além da escovação completa e visitas frequentes ao dentista para manter uma saúde bucal sempre excelente.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.