Conheça 4 tipos de clareamento dental e seus benefícios

Faz alguns anos que os brasileiros têm recorrido ao clareamento dental para a manutenção de um sorriso mais bonito e harmônico, livre de manchas e de características que passam um aspecto mais envelhecido aos dentes.

Essa é uma tendência que tem seguido uma linha de crescimento desde 2015.

Isso é o que indicam os dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), que apontam para um aumento de mais de 300% nas buscas por tratamentos cosméticos odontológicos em um período de apenas três anos.

Esse crescimento é atribuído, principalmente, ao impacto que a aparência bucal tem na saúde mental, na autoestima dos pacientes e nos relacionamentos sociais – sejam eles em âmbito profissional ou pessoal.

Contudo, antes de investir nesse tipo de intervenção, é preciso primeiro compreender como ela funciona.

Quais são os benefícios proporcionados pelo clareamento dental e quem são os pacientes mais indicados para esse tratamento.

Para então escolher a melhor técnica.

Mas antes desses esclarecimentos, é bom que você saiba algo muito importante sobre o clareamento dental.

A demanda por dentes mais brancos estimulou o desenvolvimento de muitas inovações em tecnologias de cuidados profissionais de saúde bucal, bem como em produtos de venda livre

  • Você sabia, que mais de um terço das pessoas se preocupa com a aparência de seus dentes?
  • Que quase 20% escondem os dentes em fotos,
  • E mais de 70% dos adultos acreditam que um sorriso nada atraente prejudicará suas oportunidades de carreira e sucesso?

Pois é, seu sorriso representa uma grande parte da impressão que você causa; não é de admirar que as pessoas se esforcem para garantir que seus dentes tenham a melhor aparência!

Logo, é de grande interesse esta matéria sobre clareamento dental e seus benefícios.

O que é o clareamento dental?

Ao discutir o clareamento dentário, é importante reconhecer o trabalho de muitos pioneiros que possibilitaram à profissão oferecer o clareamento dental como um tratamento alternativo e conservador para clarear dentes descoloridos.

Um procedimento eficaz, que de outra forma teriam que ser tratados com folheados ou coroas – com remoção concomitante de estrutura dentária sã.

O clareamento dental é, portanto, uma técnica utilizada para realizar a correção de manchas, escurecimentos e o amarelamento do esmalte, que pode ter sido danificado devido ao consumo excessivo de alimentos muito pigmentados ou em decorrência de outros fatores como:

  • Hábito de fumar;
  • Excesso da ingestão de flúor;
  • Restaurações feitas com amálgama;
  • Traumas na região bucal;
  • Enxaguantes bucais com clorexidina.

Assim, essa intervenção consiste na aplicação de um gel feito à base de peróxido de hidrogênio, que visa destruir os pigmentos de cor que são depositados no esmalte dentário sem causar a sua erosão ou danos à estrutura do dente.

Este é um procedimento recomendado para pacientes que tenham mais de 16 anos e pode ser aplicado até para aqueles que queiram colocar a lente de contato dental, uma vez que a estrutura pode ser aplicada em apenas algumas estruturas.

Além disso, dependendo do material e espessura, esta é capaz de transparecer a cor dos dentes originais, deixando os dentes com um aspecto insatisfatório.

No entanto, ainda que seja um tratamento não invasivo, ele é contraindicado para os pacientes menores de idade, gestantes, lactantes, que tenham sensibilidade dentária, que utilizem remédios com tetraciclina ou que tenham o aparelho ortodôntico.

Já no caso dos pacientes que têm um implante dentario ou desejam colocá-lo, o clareamento dentário pode ser um ótimo aliado para a harmonização do sorriso, mas é preciso escolher a peça implantada com atenção, visto que ela não sofre mudança na cor.

4 formas de deixar os dentes mais brilhantes

Apesar de todos os clareamentos profissionais serem realizados por meio do uso do mesmo gel branqueador, existem diversas técnicas de aplicação que produzem resultados e durações distintas.

Esses métodos também ditam a variação do preço, do tempo necessário até a conclusão do tratamento, a segurança da gengiva e a possibilidade do aparecimento de efeitos colaterais, como a sensibilidade dental.

Por isso, o paciente tem que estar atento quanto aos tipos de clareamento e qual se adequa melhor em cada situação.

  1. Clareamento dental caseiro

Além de ser mais durável, eficiente e barata do que as demais opções, essa técnica também pode ser utilizada pelas pessoas que fazem o tratamento ortodôntico, por meio do uso do aparelho invisível móvel ou lingual.

Neste caso, o dentista irá disponibilizar um kit com o gel clareador e uma moldeira – feita sob medida para cada indivíduo –, que deverá ser aplicada em casa pelo próprio paciente.

É o método que mais demora para a conclusão (cerca de 21 dias) e deve ser repetido todos os dias por cerca de 30 minutos.

  1. Clareamento dental a laser

A aplicação do laser, combinado com um gel muito mais concentrado, resulta em um tratamento com efeitos imediatos, extremamente seguro para a saúde gengival, porém com um custo um pouco mais alto.

Esse tipo de clareamento dentário só pode ser feito em consultório, com materiais que protejam o tecido gengival e mediante a supervisão de um dentista responsável.

Essa técnica de clareamento demora apenas quatro sessões para ser concluída.

  1. Clareamento dental com led

Esse processo é idêntico ao descrito anteriormente, mas aqui o tipo de luz utilizado para ativar o gel é a luz de LED vermelha ou a azul.

Essas luzes potencializam o produto anti-manchas e visam deixar os dentes mais brancos, bem como evitar o reaparecimento de novos escurecimentos.

Esse procedimento também leva entre uma e quatro sessões para ser concluído e é mais indicado para as pessoas que possuem sensibilidade gengival e não podem fazer a opção caseira.

  1. Clareamento dental misto

O clareamento dental misto é iniciado em consultório com o auxílio de luzes ou lasers, e é continuado em casa com a moldeira.

Essa técnica tem a pretensão de prover resultados imediatos – para os pacientes que têm urgência dos resultados –, enquanto garante a duração dos efeitos.

Essa técnica também pode ser feita pelas pessoas que utilizam o aparelho dental invisivel.

Contudo, no caso de quem possui aparelho fixo comum, é necessário esperar até que o tratamento ortodôntico tenha sido completamente concluído para evitar manchas ainda mais severas e os tratamentos não prejudicarem ao outro.

Clareamento dentário profissional em consultório odontológico

O clareamento de seus dentes no consultório dentário fornece o clareamento dental da mais alta qualidade para obter resultados de clareamentos seguros e confiáveis.

O clareamento dental, nesse caso, é um processo que usa agentes clareadores de alta concentração e é administrado pelo dentista ou higienista treinado e assistentes.

Diferentes métodos de aplicação estão disponíveis e, embora o clareamento seja feito no consultório, ele resulta em dentes mais brancos em um período de tempo mais rápido.

O custo do clareamento dental profissional é maior do que os sistemas de clareamento caseiros, porém os resultados duram mais do que os processos caseiros.

Com o clareamento profissional, você pode esperar resultados uniformes e duradouros.

Seu dentista entende a importância de garantir que o processo de clareamento dental seja seguro e os resultados adequados aos seus dentes.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

#clareamento #clareamentodental #clareamentodentareo #clareamentodosdentes #saudebucal

1 comentário em “Conheça 4 tipos de clareamento dental e seus benefícios”

  1. Pingback: Veja Como Melhorar Sua Saúde Bucal Com as 5 Dicas Para Evitar a Gengivite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima