Home office: Como o profissional deve cuidar da saúde mental para não tornar o seu lar um ambiente de estresse em 5 passos!

Cuidar da saúde mental é uma das coisas mais importantes para quem deseja uma melhor qualidade de vida. Mas, trabalhando em Home Office dá para conciliar bem-estar com trabalho em casa?

Felizmente tudo que se refere ao tema Home Office tem sido mais debatido dentro da nossa sociedade, mas ainda merece uma atenção muito maior. 

Com a repentina chegada do novo Coronavírus e o anúncio da pandemia em março de 2020, diversas pessoas e profissionais viram suas vidas mudarem por completo e precisaram se adaptar a um estilo de trabalho e convivência novo. 

Todos precisaram se isolar em suas devidas casas e os parceiros de trabalho não puderam mais se ver, os colegas de escola não se encontravam mais nos intervalos e os familiares aprenderam a lidar com a distância e a saudade. 

O trabalho em home office foi uma saída natural dentro desse cenário.

Aliás, todo esse cenário misturado com um turbilhão de sentimentos e notícias diárias de milhares de pessoas morrendo pelo vírus no Brasil e no mundo, acabou gerando quadros com graves doenças mentais na maioria das pessoas. 

Durante muito tempo, vivemos no pré-conceito de que ansiedade, depressão, ataques de pânico ou qualquer outra demonstração de instabilidade emocional eram apenas atitudes tachadas como frescura, que não mereciam tanta atenção. 

Porém, problemas como esses acabam ocasionando doenças ainda mais graves colocando em risco a qualidade de vida e a própria condição física de um indivíduo. 

Portanto, com o ambiente da pandemia e do isolamento social, as pessoas ficam mais propensas a isso. 

Ninguém estava preparado para parar de ir ao trabalho, a faculdade ou a casa de seus amigos e familiares, e muito menos a transformarem o seu lar em um ambiente repleto de tarefas, funções e reuniões diárias. 

O lar sempre foi aquele lugar em que encontrávamos descanso, era lá que desejávamos chegar o quanto antes após um dia cansativo no trabalho ou na sexta à noite para assistir um filme ou série e curtir o fim de semana. 

Porém, esse sentimento foi ficando cada vez mais escasso após a pandemia, pois diversos profissionais precisam transformar suas próprias casas em escritórios e em ambientes de trabalho para continuarem desempenhando suas funções. 

Tudo isso acabou gerando diversos problemas, como:

Esses são apenas alguns sinais e atitudes que acabaram fazendo parte do dia a dia de milhares de profissionais que viram suas casas se tornarem seus locais de trabalho, o que acabou comprometendo até mesmo os seus momentos de descanso. 

Entretanto, é possível encarar isso de uma maneira mais leve e tentar não pensar tanto em como esse estilo de trabalho pode afetar a sua qualidade de vida. 

Portanto, selecionamos algumas dicas para te ajudar. 

Talvez você deseje saber mais sobre Como Lidar com o Medo e a Ansiedade 

 Home office: dicas para manter a saúde mental em dia

Home office ou escritório em casa, também chamado trabalho remoto, trabalho à distância ou teletrabalho, é uma tendência mundial que a cada ano ganha mais adeptos.

O termo home office vem do inglês, mas traduzido para o português significa escritório em casa.

Basicamente, trata-se de permitir que o colaborador trabalhe de qualquer lugar.

Em outras palavras, esse estilo de trabalho defende a produção de uma maneira totalmente remota, onde cada um realiza suas funções diretamente de suas próprias casas. 

Em um primeiro momento, isso pareceu uma maravilha para os profissionais que viram neste estilo de trabalho uma maneira mais tranquila de trabalhar, já que poderiam dormir um pouco mais e não se preocupar em pegar o ônibus na hora certa para não chegar atrasado.

Lembrando que não foram todos os profissionais que tiveram a oportunidade de aderir ao home office.

Profissões como os motoristas de ônibus continuaram a trabalhar fora de suas casas e se expondo ao vírus. 

Porém, empresas que trabalham com áreas mais estratégicas, como o marketing de conteúdo, puderam aderir a esse estilo de produção e encaminhar seus profissionais para trabalharem de suas casas. 

Mas, com o passar do tempo, o isolamento social que era para durar apenas duas semanas, acabou se tornando dois meses, seis meses e caminha para pouco mais de um ano e meio em isolamento social aqui no Brasil. 

Isso tudo, além de desmotivar os brasileiros que esperavam ansiosamente pela chegada de vacinas e término da pandemia, também gerou um alto nível de ansiedade e solidão nos profissionais que se viram sozinhos em suas casas. 

O sentimento de solidão acabou tomando conta de diversas pessoas que não podiam mais ter o contato pessoalmente com seus colegas para compartilharem suas experiências, se ajudarem e se divertirem. 

Mesmo com plataformas online, como o Google Meet e o Zoom, que permitem reuniões onlines e ao vivo entre os colegas.

Pois, nada se compara a presença de todos em um mesmo local para trocarem ideias olhando nos olhos uns dos outros. 

E como se isso não fosse o bastante, as pessoas não conseguiam se concentrar tendo que trabalhar em um ambiente que às vezes contêm crianças, familiares vizinhos e diversas outras pessoas que também não estão habituados com esse estilo de trabalho. 

Isso tudo prova como o home office era e ainda é um grande desafio para os profissionais, ele pode ser um grande causador de ansiedade e sentimento de solidão que coloca em risco a felicidade de uma pessoa. 

Por essa razão, selecionamos algumas dicas para te ajudar a passar por esse momento de uma maneira mais leve e tornar isso tudo uma experiência melhor, confira:

Tenha um ambiente confortável

O conforto é um dos principais pilares para garantir uma boa qualidade de vida para qualquer pessoa, esteja ela trabalhando de casa ou de qualquer outro lugar. 

Quando estamos em um ambiente descartável, é normal que fiquemos ainda mais estressados e nervosos. 

Isso pode desencadear diversos problemas que comprometem o nosso bem-estar e pode nos levar a uma atitude de grosseria com outro alguém ou com nós mesmos, o que gera um ambiente nada agradável para os que estão presentes. 

Por isso, assim como uma empresa investe em estratégias como o Twitter Ads para consumir mais resultados, invista em materiais e produtos que irão garantir o seu conforto dentro da sua casa e no seu ambiente de trabalho. 

Se arrume

A nossa relação com o espelho acaba dizendo muito sobre quem somos e como nos vemos, e não é só porque você está trabalhando em casa que não deve se arrumar para um dia de trabalho. 

Pesquisas mostram como o aumento da autoestima interfere diretamente no desempenho de uma pessoa, quando você se olha no espelho e gosta do que vê, se sente mais motivado a fazer um bom trabalho. 

Por isso, tente levantar alguns minutos antes do começo do seu expediente e tome um banho relaxante.

Coloque uma roupa bem bonita, arrume seu cabelo, coloque alguns acessórios, faça uma maquiagem ou passe um perfume. 

São passos simples e levam poucos minutos para ficar prontos, mas que garantem uma leveza para a sua vida e para a sua produção durante o dia.

Toda dica de trabalho em Home Office alerta para o bom uso das roupas, mesmo num ambiente de trabalho remoto.

Faça exercícios físicos

Portanto, não foram apenas as empresas de inbound marketing e outras áreas de comunicação que aderiram ao home office.

Até mesmo as marcas de academias e esportes acabaram tendo que se adaptar ao isolamento para continuarem fazendo seu trabalho. 

E o fato de estar no home office, exige que você tenha disciplina com o trabalho, mas não deve descuidar da sua saúde.

Portanto, cuide de se exercitar, e assim, não acumular gorduras e mau costumes gerados pela tranquilidade de estar em casa.

Hoje, existem milhares de programas na internet, canais no YouTube e aplicativos que te ajudam a se exercitar dentro da sua própria casa e sem precisar daqueles equipamentos enormes encontrados apenas em academias. 

Alguns minutos de exercício físico durante o dia libera endorfina, que te deixa atento e motivado para fazer o que precisa.

Além de ser um combustível para cuidar da sua saúde física e colocar para fora toda a tensão e estresse do dia a dia.

Você pode escolher diversas modalidades, como musculação, puxar corda, yoga, pilates ou qualquer outro treino que se encaixe no seu gosto e te ajude a ter um dia mais produtivo e saudável. 

Auxilio em Home office - Psiquiatria Dr Jefferson
Psiquiatria Dr Jefferson

Converse um pouco com familiares e amigos

Além de se acostumar aos exercícios no ambiente do Home office, você precisa se socializar.

Por mais que o ambiente da pandemia tenha afastado as pessoas e impedido que elas se comunicassem entre si, ela também proporcionou momentos mais íntimos entre familiares e as pessoas que moram debaixo do mesmo teto. 

Com a tecnologia, ficou ainda mais simples conversar com quem está longe e tentar matar um pouco da saudade.

Isso foi e ainda é fundamental para ajudar os profissionais a manterem o foco e entenderem que tudo isso vai passar. 

Mas, nem sempre a tela do computador ou do celular acaba entregando uma comunicação objetiva e real.

Por isso, sai um pouco de frente das telas e converse com as pessoas que estão ao seu lado todos os dias. 

Pode ser os seus pais, seu marido, suas esposa, seus filhos, seus avós, seus tios ou até mesmo o seu animal de estimação. 

Essa é uma maneira de tentar ter o contato olho no olho que foi roubado de nós com a chegada da pandemia. 

Procure terapia

A terapia também é um serviço que possui um grande preconceito da sociedade, pois há muito tempo acredita-se que apenas pessoas loucas ou com graves distúrbios mentais é que procuram um terapeuta, o que é uma grande mentira. 

Imagine que você esteja querendo construir uma empresa, você iria procurar um profissional de marketing para te ajudar com isso ou um médico que não entende sobre o assunto?

Provavelmente, a primeira opção. 

Isso porque você sabe que aquele profissional estudou as estratégias corretas para te ajudar a ter sucesso na nova empreitada. 

Assim também funciona quando uma pessoa, quando reconhece que precisa de ajuda, procure um terapeuta

O psicólogo estudou o assunto e estará pronto para te ouvir, sem julgamentos ou opiniões superficiais, ele irá punir os seus sentimentos e pensamentos para te ajudar a lidar com o turbilhão de emoções que tudo isso causa. 

A maioria dos profissionais de saúde, e muitos deles atendendo também em home office, descobriram bem cedo o quanto as pessoas iriam precisar dos seus serviços no decorrer e no pós-pandemia do (Covid-19)

Por meio das redes sociais é possível encontrar diversos psicólogos que atendem a distância e que estão dispostos a te ajudar a passar por esse momento de uma maneira mais leve e tranquila, te fazendo enxergar que o fim disso tudo está próximo. 

Considerações finais

Essas foram as dicas que selecionamos para te mostrar que cuidar da saúde mental durante o home office não é algo banal.

Mas, sim, uma área que merece tanta atenção quanto às outras dentro da sua vida e é fundamental para o seu sucesso e felicidade. 

3 comentários em “Home office: Como o profissional deve cuidar da saúde mental para não tornar o seu lar um ambiente de estresse em 5 passos!”

  1. Pingback: 10 Dicas de Como Trabalhar Seu Psicológico Para o Trabalho - Tudo sobre saúde e bem estar | Saúde em Dicas

  2. Pingback: Entenda Como é Importante ter Inteligência Emocional no Ambiente Corporativo - Tudo sobre saúde e bem estar | Saúde em Dicas

  3. Pingback: Como a Homeopatia Pode Interferir na Gestação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima