Entenda Como é Importante ter Inteligência Emocional no Ambiente Corporativo

O ambiente de trabalho pode se mostrar estressante em alguns momentos e, exatamente por isso, as pessoas precisam demonstrar equilíbrio e inteligência emocional para poderem encarar os desafios profissionais que precisam para se desenvolver na rotina profissional. 

Os momentos de estresse ocorrem nos mais diferentes locais de trabalho, como um espaço corporativo, mas também pode estar presente em linhas de produção de uma planta fabril, em um escritório de advocacia ou uma redação de jornal. 

Logo, a inteligência emocional deve ser trabalhada da melhor forma possível, e está relacionada às habilidades de liderança mais críticas. 

Isso porque ajuda os trabalhadores a entender e regular as próprias emoções quando estão perto dos colegas de trabalho. 

O local de trabalho pode se mostrar um ambiente volátil, cheio de estresse, pressão, ansiedade e, em alguns casos, até mesmo drama por vezes.

Mas também pode ser um lugar de felicidade, contentamento e excitação. 

Todas essas características podem desempenhar um papel fundamental sobre como alguém se sente em um determinado momento.

Assim, gerenciar esses sentimentos indica o nível de inteligência emocional. 

Em um âmbito aparentemente centrado, com finalidades específicas, o emprego da inteligência emocional no local de trabalho contribui para a forma como as pessoas lidam com os relacionamentos profissionais. 

Mesmo que uma única pessoa ocupe um escritório, tendo baixo gerenciamento da inteligência emocional, pode sofrer com um aumento no conflito local de trabalho, diminuição do desempenho e outros fatores que refletem na produtividade.

Por outro lado, equipes com pessoas altamente inteligentes emocionalmente terão:

  • Comunicação abrangente;
  • Melhor desempenho;
  • Maior satisfação profissional;
  • Retenção de funcionários.

Sendo assim, é preciso se aprofundar sobre a inteligência emocional, e porque se torna uma característica importante no local de trabalho.


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    Inteligência emocional é um conceito novo

    A percepção que se tem é que líderes e gestores estão apenas começando a aderir à ideia de inteligência emocional no ambiente de trabalho. E isso não está errado. 

    A inteligência emocional é um conceito relativamente novo, tendo como foco as organizações que decidem por um planejamento de gestão no local de trabalho para envolver da melhor maneira os setores produtivos. 

    A verdade é que dois professores americanos, Peter Salovey e John Mayer, deram o pontapé inicial no conceito de inteligência emocional em 1990. 

    Eles descobriram, por meio de pesquisas, que algumas pessoas eram muito melhores em identificar o que outras pessoas sentiam e eram capazes de resolver problemas ao lidar com tais emoções. 

    A inteligência emocional ganhou amplo reconhecimento em 1995, a partir da publicação de um estudo intitulado “Inteligência Emocional”, escrito por Daniel Goleman. 

    O escritor escreveu um livro, tendo como base parcial a pesquisa dos professores Salovey e Mayer. Tornou-se um best-seller internacional e, a partir de então, muitas empresas passaram a adotar as ideias e aplicá-las nos locais de trabalho.

    Elementos da inteligência emocional no trabalho

    Quando Daniel Goleman popularizou a inteligência emocional pela primeira vez, dividiu o conceito em 4 elementos:

    • Autoconsciência;
    • Autorregulação;
    • Empatia;
    • Habilidade social.

    Outras pesquisas expandiram essa ideia, com alguns especialistas incluindo a motivação como um elemento adicional. 

    Todos esses elementos separados trabalham em conjunto para promover a alta inteligência emocional no local de trabalho. 

    1. Autoconsciência

    Esse elemento envolve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e emoções. Pessoas com alta consciência prestam atenção em como estão se sentindo a qualquer momento. 

    Elas entendem que as emoções têm um impacto próximo em como devem responder a determinadas situações. 

    Mais ainda, sabem que tomar uma decisão repentina, durante um momento altamente emocional, pode levar a consequências negativas no futuro. 

    A autoconsciência também envolve observar quais são os pontos fortes e fracos de uma pessoa. 

    Talvez alguém saiba que luta para se comunicar com os outros, o que os torna conscientes do que é preciso para mudar. 

    1. Autorregulação

    Depois que alguém se torna consciente das próprias emoções, precisa aprender a regulá-las. 

    A autorregulação envolve gerenciar os próprios sentimentos e aprender a se adaptar a diferentes situações. 

    Para melhor explicação, é preciso pensar a autoconsciência como planejamento e a autorregulação como a execução de um plano para vender ao cliente mais adequado.

    Com a autorregulação, as pessoas aprendem a controlar as emoções, ao invés de permitir que elas as controlem. 

    1. Empatia

    As pessoas que demonstram inteligência emocional no local de trabalho mostram um alto grau de empatia. Tornar-se empático significa ser capaz de ver o que outras pessoas estão passando. 

    Isso significa entender como eles se sentem, tornando especialmente importante um momento em que é preciso tomar decisões de negócios que afetam as pessoas de maneiras completamente diferentes. 

    Assim, se um representante comercial entende o modelo de negócios em que está inserido, vai utilizar de toda a empatia para oferecer o produto adequado, que pode beneficiar todos os envolvidos, principalmente estabelecimento e cliente final.

    A empatia com os outros também envolve a leitura de dicas verbais e não verbais de colegas de trabalho, pois eles nem sempre declaram diretamente como estão se sentindo. 

    1. Habilidades sociais

    Quem se propõe a trabalhar para ter alta inteligência emocional deve se concentrar em melhorar as habilidades sociais. Esse elemento envolve saber como reagir em situações que ocorrem no dia a dia.

    Se houver uma situação em que ouvir é mais importante, a pessoa vai reservar um momento para estar à disposição. 

    Pessoas com grandes habilidades sociais dizem as coisas certas na hora certa. Elas comunicam as ideias para que outros possam entendê-las de forma alta e clara. 

    1. Motivação

    A motivação envolve o que impulsiona, o que traz sentido e melhoria na realização de atividades de uma pessoa. Existem muitas fontes de motivação, como riqueza, fama, poder, contribuição social, etc.

    No entanto, para pessoas com alta inteligência emocional, o simples fato de se fazer um bom trabalho pode ser o suficiente para que se levantem e sejam produtivos no ambiente de trabalho. 

    A motivação vem de gostar do que se faz e se isso for o desenvolvimento de um plano de instalação de leitor RFID em estabelecimentos comerciais, ou uma linha de produção industrial, está tudo bem, buscando formas de se aperfeiçoar e se valorizar.

    Essas pessoas seguem as paixões e se propõem a alcançar os objetivos que estabeleceram para si mesmos. 

    Em outras palavras, a motivação é íntima e natural, ou seja, intrínseca à própria personalidade. 

    Benefícios da inteligência emocional no trabalho

    Quase todos os aspectos das operações de negócios sentem o impacto da inteligência emocional. Basta tomar como exemplo a área da comunicação. 

    Um local de trabalho que experimenta baixa inteligência emocional rapidamente achará difícil se comunicar, seja entre setores, seja entre os colegas de trabalho. 

    As pessoas não confiam umas nas outras para entender o que dizem ou como estão se sentindo.

    O resultado se mostra com funcionários reclusos nos próprios espaços, comunicando-se com os outros apenas quando necessário. Isso por medo de se machucar de alguma forma. 

    Por outro lado, funcionários que trabalham em um ambiente que valoriza a alta inteligência emocional se beneficiam de uma excelente comunicação. 

    Os trabalhadores trocam ideias sobre melhorias que podem ser empregadas para os clientes, não sofrem mal-entendidos e não ouvem comentários inadequados. 

    Os benefícios vão além da comunicação, pois soma-se a isso a inclusão de melhor tomada de decisão e melhor desempenho, quaisquer que sejam os setores envolvidos.

    Melhora de inteligência emocional com treinamento

    As empresas que enfrentam problemas enraizados na baixa inteligência emocional podem buscar uma solução eficiente: o treinamento. Isso pode ser feito por meios informais, como o relacionamento de um mentor. 

    Os mentores podem orientar os trabalhadores, ajudando-os a saber onde podem estar com dificuldades. 

    Eles também ensinam os membros da equipe a gerenciar a própria inteligência emocional, ajudando a entender a importância e a abrangência que isso pode significar, e as mudanças que podem ser implementadas na cultura organizacional.

    O treinamento também pode acontecer por meio de workshops ministrados pela empresa. 

    Dessa forma, os funcionários podem aprender a reconhecer as emoções, enfrentar situações difíceis, comunicar-se como profissionais, melhorar a sensibilidade e lidar com o estresse emocional.

    Conclusão

    Enfim, se uma única pessoa tem baixa inteligência emocional, isso pode afetar a todos de alguma maneira, em algum ponto da carreira profissional, em um planejamento de negócios ou durante o desenvolvimento de um projeto.

    Por esses motivos, a inteligência emocional é para todos, incluindo gestores, trabalhadores em início de carreira, executivos renomados, chefes de departamento, representantes de Recursos Humanos, e todos os outros colaboradores. 

    Todos devem trabalhar para melhorar a própria inteligência emocional, e assim cooperar com os demais, de uma maneira ou de outra. 

    Conforme a diversidade aumenta no local de trabalho, a cultura organizacional precisa ser melhor trabalhada. 

    É importante contar com um esforço em equipe, e assim evitar conflitos e situações que podem se tornar mal-entendidos. 

    Sendo um local de trabalho que comporta alta inteligência emocional,  as pessoas podem trabalhar em um ambiente positivo, onde todos se preocupam com a felicidade e o sucesso uns dos outros. Isso torna a vida profissional melhor para todos os envolvidos. 

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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