Os 10 Conselhos Para Quem Sofre de Baixa Autoestima

É fácil compreender por que as pessoas com autoestima elevada pensam positivamente sobre si mesma. Isso por que, o hábito constante do pensamento positivo contribui para ter uma atitude e autoimagem positiva.

Segundo a psicologia, autoestima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo positiva ou negativa em algum grau. Em sua essência, é a habilidade de pensar positivamente sobre si mesmo diante da vida que mais designa o sentimento de autoestima.

A autoestima envolve tanto crenças autossignificantes quanto emoções autossignificantes associadas.

Muito diferente dos sentimentos de baixa autoestima

A baixa autoestima pode afetar de maneira negativa todas as fases da vida da pessoa, nisso incluso, seus relacionamentos, trabalho e saúde.

Entretanto, é possível aumentar a autoestima seguindo dicas de aconselhamento de saúde mental.

O melhor conselho para quem tem baixa autoestima, é usar o poder dos próprios pensamentos e crenças para mudar o que sente sobre si mesmo.

Claro que, em alguns casos, é preciso contar com a ajuda de um profissional de saúde mental.

Ajuda para autoestima baixa

Nos casos de baixa autoestima, ajustar os pensamentos e crenças pode ser bem positivo

Como primeiro passo, substitua os pensamentos negativos ou imprecisos por pensamentos precisos e construtivos.

Experimente algumas das estratégias abaixo, ou todas, se achar conveniente:

  • Faça uso de declarações esperançosas. Trate-se com gentileza e incentivo. Em vez de pensar que sua apresentação pode não correr bem, diga a si mesmo coisas como: “Posso lidar com essa situação, mesmo que pareça difícil.”
  • Perdoe á si mesmo. Todo mundo erra – e os erros não refletem você em sua totalidade como pessoa. Diga a você mesmo: “Cometi um erro, mas isso não me torna uma má pessoa.”
  • Não coloque exigências irracionais sobre si mesmo – ou sobre os outros. Remover palavras de exigência sobre si dos seus pensamentos pode levar a expectativas mais realistas. Ser você mesmo, este é o parâmetro ideal.
  • Concentre-se no que é positivo. Pense no que funciona bem em sua vida. Considere as habilidades que você usou para lidar com as situações desafiadoras pelas quais passou.
  • Considere o todo o seu aprendizado. Analisando suas experiências negativas, o que faria de diferente da próxima vez para criar um resultado mais positivo?
  • Pensamentos perturbadores todos têm, portanto, você não deve reagir negativamente a pensamentos negativos. Em vez disso, pense nesses tipos de pensamentos como sinais para experimentar padrões novos e saudáveis. Pergunte-se a si mesmo: “O que posso pensar e fazer para tornar esse tipo de emoção menos estressante?”
  • Incentive-se de maneira constante, dando a si mesmo o crédito por fazer mudanças positivas na sua vida. Por exemplo, “Minha apresentação pode não ter sido perfeita, mas meus colegas fizeram perguntas e permaneceram engajados – o que significa que alcancei meu objetivo.”

Conselho para manter a autoestima em alta

A melhor maneira para manter a autoestima em alta é aceitar seus pensamentos

Antes de resistir ou lutar diante da perspectiva de ser dominado por pensamentos ou sentimentos negativos, aceite-os. Você não precisa gostar de tais pensamentos ou sentimentos, mas permita-se senti-los e compreendê-los.

Pensamentos negativos não precisam ser controlados, alterados ou influenciados, apenas diminua a influência deles em seu comportamento.

Essas etapas podem parecer difíceis inicialmente, porém, ficam mais fáceis com a prática.

Na medida em que você reconhece os pensamentos e crenças que estão contribuindo para sua baixa autoestima, é possível contestá-los ou mudar a maneira como pensa a respeito deles.

Do mesmo modo, quando sua autoestima aumenta, sua confiança e sensação de bem-estar também aumentam.

Além das sugestões acima, lembrar diariamente que você merece um cuidado especial é muito positivo.

Para tanto, faça do seu lema diário o seguinte:

  • Cuide-se bem e siga as diretrizes de boa saúde. Tente exercitar-se pelo menos 30 minutos diariamente e na maioria dos dias da semana. Coma muitas frutas e legumes, limitando os doces, comidas industrializadas e gorduras animais.
  • Faça as coisas que você realmente gosta. Comece por uma lista de coisas que você mais gosta de fazer. e tente fazer algo dessa lista todos os dias.
  • Passe mais tempo com as pessoas que te fazem feliz. Não perca tempo com pessoas que não tratam você como você realmente gosta.

Resumo

Em suma, a autoestima é a opinião que você tem sobre você mesmo e sobre suas habilidades.

Embora todos ocasionalmente tenham dúvidas sobre si mesmos, a baixa autoestima pode deixá-lo inseguro e desmotivado.

Você pode ser capaz de identificar algumas coisas que estão afetando sua opinião sobre você (talvez você esteja sofrendo bullying ou se sentindo solitário), ou pode ser um mistério.

De qualquer forma, se você está se perguntando como melhorar sua autoestima, aqui você conferiu algumas de nossas principais dicas.

Abaixo, nossa melhor posição a respeito.

De forma resumida veja os 10 conselhos para quem sofre de baixa autoestima

  1. Seja legal com você mesmo
  2. Você faz você
  3. Comece a se mexer
  4. Ninguém é perfeito
  5. Todos cometem erros
  6. Concentre-se no que você pode mudar
  7. Faça o que te deixa feliz
  8. Comemore as pequenas coisas
  9. Seja um amigo
  10. Cerque-se de um esquadrão de apoio

Você pode visitar, sempre que desejar saber sobre saúde mental no site da Psiquiatria Dr Jefferson

Posts saúde mental

Posts dicas de saúde

1 comentário em “Os 10 Conselhos Para Quem Sofre de Baixa Autoestima”

  1. Pingback: A Importância da Disciplina Para o Sucesso na Vida - Tudo sobre saúde e bem estar | Saúde em Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima