Pressão Alta – 10 Frutas Que Ajudam Baixar a Pressão Arterial

A pressão alta ou hipertensão é uma das doenças mais comuns em todo o mundo. A pressão arterial elevada afeta um terço de homens e mulheres no mundo. Aprenda a baixar a pressão arterial com essas dicas de hoje.

A hipertensão ocorre quando o fluxo de sangue contra a artéria é anormalmente alto. Pacientes com hipertensão são frequentemente aconselhados a monitorar sua dieta e manter um estilo de vida ativo e em forma.

Diz-se que a doença cardiovascular resultante desencadeia acidentes vasculares cerebrais. A falta de medicamentos e escolhas alimentares inadequadas podem piorar o caso.

Pacientes com pressão alta devem eliminar alimentos excessivamente salgados e oleosos de suas dietas, pois tendem a distender os vasos sanguíneos e bloquear o fluxo do sangue.

Não cedemos todos, em algum momento, à tentação de uma iguaria doce ou de uma refeição saborosa que já sabemos que não nos faz bem?

É uma ideia inteligente incluir mais alimentos ricos em potássio em sua dieta para hipertensão. O potássio anula os efeitos nocivos do sódio e relaxa os vasos sanguíneos.

Com o verão chegando, há muitas frutas da estação que você pode adicionar à sua dieta.

10 frutas que ajudam a baixar a pressão arterial

Aprender quais frutas podem ajudar a satisfazer nosso desejo por doces e, ao mesmo tempo, reduzir a pressão alta pode, ao mesmo tempo, reduzir o risco de doenças cardíacas.

Veja nossa lista com as frutas que atendem ao seu gosto e condição, ajudando a baixar a pressão arterial.

Bananas são excelentes aliadas no combate a pressão alta

BANANAS:

A banana é uma fruta com baixo teor de gordura saturada, colesterol e sódio (1mg). É muito rica em potássio (422mg).

De acordo com o NHANES III (Terceiro National Health and Nutrition Examination Survey), uma maior ingestão de potássio na dieta está associada a uma pressão arterial significativamente mais baixa.

As bananas também são uma boa fonte de fibra alimentar, manganês e vitaminas C e B-6. Quase sempre estão na temporada. No entanto, alguns pacientes podem precisar ter cuidado com o potássio, como aqueles com doença renal.

Abacate

ABACATE:

Sim, o abacate é uma fruta! Apenas, menos doce do que a maioria. Eles contêm vitaminas A, B, C, E e K e são ótimos para promover a saúde do coração.

Os ácidos graxos ômega-3 e os ácidos oleicos podem ser encontrados em abacates e são conhecidos por melhorar a saúde do coração. Níveis elevados de homocisteína podem ser um fator de risco chave para doenças cardíacas.

Os abacates ajudam a diminuir esses níveis graças à quantidade significativa de vitaminas B-6 e ácido fólico. Eles também têm baixo teor de colesterol, uma boa fonte de fibra alimentar, contém 727mg de potássio e apenas 10,5mg de sódio.

A estação do abacate varia, pois eles prosperam em climas quentes.

A melancia ajuda a controlar os picos de pressão arterial.

MELANCIA:

A melancia é uma fonte rica em licopeno que ajuda a melhorar a saúde do coração.

É rica em beta-caroteno, vitamina C e antioxidantes também.

Por ser uma boa fonte de potássio, a melancia ajuda a controlar os picos de pressão arterial.

Ameixas

AMEIXAS:

As ameixas são uma fonte rica em fibras contendo aproximadamente 1274 mg e praticamente sem sódio.

As ameixas também são boas fontes de potássio, cobre, boro, magnésio e vitaminas A e K.

Apropriadas para baixar a pressão arterial são ameixas secas, por isso são fáceis de encontrar durante todo o ano em uma embalagem.

Laranjas

LARANJAS:

Frutas cítricas, como as laranjas, são mais conhecidas por serem ricas em vitamina C.

As laranjas consistem em 326mg de potássio e nenhum sódio.

Essas podem ser uma das frutas mais potentes para ajudar a reduzir a pressão alta.

As laranjas estão na temporada de dezembro a março.

morangos

MORANGOS:

Devido ao alto teor de antioxidantes e vitamina C nos morangos, eles podem fornecer um grande suporte cardiovascular.

Morangos têm um teor muito baixo de sódio, colesterol e gorduras saturadas, por isso, são muito bons no controle da pressão arterial.

Kiwi ajuda a baixar a pressão arterial

KIWI:

Kiwi é uma das adições mais saudáveis ​​que você pode fazer à sua dieta alimentar.

É repleto de antioxidantes e minerais vitais. O Kiwi também é repleto de fibras que auxiliam na digestão e na perda de peso.

O alto teor de vitamina C da fruta aumenta a imunidade e a saúde da pele. Também é uma boa fonte de folato. Os kiwis são enriquecidos com antioxidantes.

De acordo com um estudo, três kiwis por dia podem manter a pressão alta sob controle

Blueberries ajudam com a pressão alta

BLUEBERRIES:

Blueberries são ótimas fontes de vitaminas C e K e manganês. Eles podem ajudar a prevenir o entupimento das artérias.

Mirtilos também ajudam a se livrar dos radicais livres derivados do oxigênio, que protegem o corpo contra doenças e muito mais.

A temporada de frutas vermelhas varia em todo o mundo, mas é mais saborosa no verão.

Manga é boa para pressão alta

MANGA:

Além de serem carnudas e deliciosas, as mangas frescas também podem fazer maravilhas com os níveis de pressão arterial.

Cem gramas de manga contém 168 mg de potássio.

Coma manga ou misture-a em batidas e sucos, mas certifique-se de praticar a moderação, pois comer muitas mangas pode levar a um calor corporal excessivo.

Cerejas baixam a pressão arterial

CEREJAS:

Você também pode adoçar suas refeições e reduzir sua pressão arterial de uma vez, incluindo cerejas em sua dieta.

As cerejas são ricas em fibras, quercetina e vitamina C, e um estudo publicado na Clinical Nutrition relacionou seu conteúdo de resveratrol a reduções significativas na pressão arterial sistólica.

Quais os perigos da pressão alta?

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, cerca de 38,1 milhões de brasileiros têm pressão alta e mais de 12,3 milhões, tem diabetes.

Quando se trata de saúde, tudo importa, mas a pressão alta preocupa mais ainda.

A hipertensão ou pressão alta podem causar;

  • ataque cardíaco
  • acidente vascular encefálico
  • insuficiência cardíaca
  • perda de visão
  • falência renal
  • demência
  • disfunção erétil
  • ossos fracos

Existem muitos fatores de risco para hipertensão arterial como; a idade, excesso de peso e obesidade, ingestão de álcool, sal em excesso, sedentarismo, fatores socioeconômicos e genéticos.

A hipertensão é considerada um dos principais fatores de risco para as doenças do coração. Segundo a Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), 36 milhões de adultos brasileiros têm pressão alta.

E mais, a hipertensão atinge 60% dos idosos. A pressão alta é responsável, direta ou indiretamente, por metade das mortes por doenças cardiovasculares, cerca de 200 mil todos os anos.

Nos casos de covid-19, o hipertenso não controlado tem mais complicações além de maior mortalidade, conforme relatos e estudos internacionais.

Lembrando que, a meta da Organização Mundial da Saúde em reduzir em 25% os óbitos por consequências da hipertensão, até 2025.

Quais são as outras maneiras de reduzir a pressão arterial?

Mudanças no estilo de vida são eficazes no controle da hipertensão. Um estilo de vida saudável pode evitar, atrasar ou reduzir a necessidade de medicamentos para o controle da pressão alta.

Aqui estão algumas mudanças no estilo de vida que podem ajudar a reduzir a pressão arterial:

Perda de peso : a obesidade pode aumentar o risco de hipertensão. A perda de peso tem sido a forma mais eficaz de reduzir a pressão arterial.

Exercícios diários: O exercício diário é uma excelente forma de perder gordura e reduzir a pressão arterial elevada. Praticar exercícios diários por 30 minutos pode reduzir a pressão arterial em cerca de 5 a 8 mmHg.

Reduza a ingestão de sódio: a maioria das pessoas consome cerca de 3.400 mg de sódio por dia, enquanto a ingestão diária recomendada de sódio é de 2.300 mg com um limite ideal de menos de 1.500 mg para pessoas com pressão alta.

Alimente-se de forma saudável: evite alimentos que contenham uma grande quantidade de sódio, gorduras saturadas e colesterol . Esta abordagem para interromper a hipertensão pelo controle dietético é conhecida como abordagens dietéticas para interromper a hipertensão (DASH).

Aumente a ingestão de potássio: adicione mais potássio à dieta porque ele regula a frequência cardíaca e anula o efeito do sódio no corpo. Alimentos ricos em potássio incluem a maioria das frutas citadas acima.

Abstenha-se de beber muito álcool : O álcool com moderação não faz muito mal ao corpo. Não exceda uma bebida por dia. Evite beber em excesso.

Parar de fumar : o tabagismo pode aumentar a pressão arterial. Reduzir o tabagismo ajuda a pressão arterial a voltar ao normal.

Evite o excesso de estresse: os hormônios do estresse ou o cortisol contraem os vasos sanguíneos e podem levar a picos temporários da pressão arterial. O estresse também pode resultar em comer demais, dormir pouco e fazer uso indevido de drogas e álcool.

Monitoramento regular da pressão arterial em casa: Monitore a pressão arterial em casa porque evita o estresse desnecessário que pode ocorrer em um ambiente clínico.

No post found!

Dentes sensíveis - sensibilidade nos dentes - saúde da boca - cuidar dos dentes - saúde bucal

7 Dicas Para Tratar a Sensibilidade dos Dentes

A sensibilidade dos dentes é um problema que persegue muitas pessoas. Coisas simples, como tomar um picolé na praia ou aquele cafezinho depois do almoço, se tornam verdadeiras torturas que nos impedem de fazer algumas…

Ler mais

3 vitaminas indispensáveis para a saúde bucal

Quando falamos de saúde bucal, existem diversos hábitos que devem ser tomados para o seu mantimento, como uma boa escovação e visitas frequentes ao dentista. Porém, o que poucos sabem é da importância de algumas…

Ler mais

1 comentário em “Pressão Alta – 10 Frutas Que Ajudam Baixar a Pressão Arterial”

  1. Pingback: Síndrome de Burnout Doença Ocupacional CID 10 Z73.0 | 6 Maneiras Fáceis de Lidar Com o Burnout - Tudo sobre saúde e bem estar | Saúde em Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima