Síndrome de Burnout Doença Ocupacional CID 10 Z73.0 | 6 Maneiras Fáceis de Lidar Com o Burnout

Você já se sentiu em desespero, em exaustão, sentindo-se um fracasso e com dificuldades no trabalho? Ter esses sentimentos significa que você pode estar sofrendo da Síndrome de Burnout. Então, conheça nossas 6 dicas para você, nesse artigo!

A Síndrome de Burnout CID 10 Z73.0, ou simplesmente, Burnout é a exaustão física ou emocional, provocado principalmente, por situações de estresse do trabalho por longo período de tempo.

Isso pode ocorrer quando seu corpo e mente ficam muito estressados por trabalhar de maneira incessante, sentindo-se desvalorizado e preocupado com a segurança do emprego, ficando confuso sobre expectativas e prioridades, etc.

Em tais condições, você pode se sentir triste em demasia, com raiva, falta de interesse ou motivação.

Tal situação pode levar você à infelicidade e à depressão e, no final, possivelmente ameaçar sua saúde, seu trabalho e comprometer seu relacionamento com colegas e familiares.

Você sabia que durante a pandemia do Covid-19 apurou-se que 78% dos profissionais de saúde tiveram sinais de Síndrome de Burnout, com prevalência entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem?

CARACTERÍSTICAS DA SÍNDROME DE BURNOUT

A Síndrome de Burnout se caracteriza pela exaustão física e mental (vital) com sintomas físicos como: alteração de pressão arterial, insônia, alterações na bioquímica do organismo com liberação do cortisol, irritabilidade, dificuldade em lidar com as pessoas, uma instabilidade muito grande e tambén uma alteração mental.

Essa alteração mental faz a pessoa achar que tudo vai dar errado, perda cognitiva, falta de atenção, concentração, e baixa de produtividade.

A grande diferença desse quadro com a Depressão é que se tem como nítido que a causa tem a ver com o trabalho.

É comum em pessoas que sofrem assédio moral, aquelas que estão num trabalho com uma sobrecarga absurda, que fazem um horário incompatível excessivo e não têm outra possibilidade.

O Burnout é mais frequente em médicos, bombeiros, policiais; que têm um stress que já é próprio da profissão como por exemplo de lidar com a vida e a morte diàriamente

O mesmo pode acontecer com os professores em conflito constante com alunos e sem o suporte da escola, dos pais e da família; desenvolvendo Depressão e Pânico.

CLASSIFICAÇÃO DO BURNOUT

Burnout está incluído na 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) como um fenômeno ocupacional. Não é classificado como uma condição médica.

Ele é descrito no capítulo: ‘Fatores que influenciam o estado de saúde ou o contato com os serviços de saúde’ – que inclui os motivos pelos quais as pessoas procuram os serviços de saúde, mas que não são classificados como doenças ou condições de saúde.

Burnout é definido na CID-11 da seguinte maneira:

“Burnout é uma síndrome conceituada como resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso. É caracterizada por três dimensões:

Sentimentos de esgotamento ou exaustão de energia;Aumento da distância mental do trabalho, ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao trabalho; eEficácia profissional reduzida.

Burnout refere-se especificamente a fenômenos no contexto ocupacional e não deve ser aplicado para descrever experiências em outras áreas da vida.

Burnout também foi incluído na CID-10, na mesma categoria da CID-11, mas a definição agora é mais detalhada.

A Organização Mundial da Saúde está prestes a embarcar no desenvolvimento de diretrizes baseadas em evidências sobre o bem-estar mental no local de trabalho.

COMO COMPROVAR A SÍNDROME DE BURNOUT?

Como comprovar o Burnout?

O maior, e talvez o pior, sintoma da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como:

  • Agressividade;
  • Ansiedade;
  • Ausências no trabalho;
  • Baixa autoestima.Depressão;
  • Dificuldade de concentração
  • Isolamento;
  • Irritabilidade;
  • Lapsos de memória;
  • Mudanças bruscas de humor;
  • Pessimismo.

Quanto as dores de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais, essas são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.

Viu como a Síndrome do Burnout é uma doença séria

Se você está passando por sintomas de burnout, o que você pode fazer para lidar com isso?

CONHEÇA 6 MANEIRAS FÁCEIS DE LIDAR COM O BURNOUT

Para lidar com a Síndrome de Burnout e minimizar suas consequências, siga nossas 6 dicas abaixo:

  • Cuide do seu corpo – Alimente-se bem, durma bem, faça exercícios e consulte o médico se sentir esgotamento. Se você puder cuidar de sua saúde física, isso reduzirá seu esgotamento.
  • Faça suas coisas favoritas – Faça um cronograma para se mimar em um dia, semana ou mês. Ler livros favoritos ou fazer seus hobbies é como “recarregar as baterias” depois de passar por um período difícil.
  • Converse com outras pessoas – Comunique-se com outras pessoas que irão ouvi-lo e compreendê-lo, mas não julgá-lo. Conversar com outras pessoas assim aliviará sua emoção e você estará praticando uma comunicação saudável. Certifique-se de deixar sua emoção de forma saudável e produtiva.
  • Faça metas realistas – Definir metas para sua vida lhe dará um verdadeiro senso de propósito. Faça metas pessoais divididas em curto e longo prazo e estabeleça um plano para atingir as metas. Aprender e alcançar novos alvos facilitará seu esgotamento.
  • Melhore seu relacionamento – Aproximar-se de seu parceiro, filhos, amigos e outras pessoas com quem você pode contar ajudará a restaurar sua energia. Pode aliviar seu esgotamento, pois você não se sentirá desvalorizado
  • Entenda seus pontos fortes e fracos – Conhecer seus pontos fortes e fracos pode ajudá-lo a aprender melhores maneiras de lidar com o estresse do dia-a-dia. Você pode evitar o estresse depois de reconhecer a causa.

Cuide da sua saúde mental

Você pode (e deve) procurar ajuda de um profissional de saúde mental.

Na Psiquiatria Dr Jefferson temos profissionais de saúde especializados na Síndrome de Burnout

Aproveitando a deixa, o que você sabe sobre a telemedicina?

Quer saber se ela serve para você, ou se ela é funcional para as pessoas que precisam de cuidados de saúde?

Leia nosso artigo Telemedicina e Teleconsulta Como Funciona e Principais Vantagens

Aproveite também, para deixar sua opinião sobre este artigo nos comentários abaixo.

Depois disso, compartilhe nas redes sociais, a Síndrome de Burnout é um assunto que interessa a muitos.

Aliás, se quiser apenas deixar suas observações e sugestões abaixo, use o formulário ao final do artigo.

Se quiser também, solicite agora mesmo uma consulta de psiquiatria

Para agendar consultas

OU PREENCHA NOSSO FORMULÁRIO DE CONTATO

Siga-nos nas redes sociais:
https://facebook.com/psiquiatriadrjefferson
https://instagram.com/psiquiatriadrjefferson
https://twitter.com/psiquiatriaJ

Sobre a Psiquiatria Dr Jefferson

Clínica de psicologia e psiquiatria zona norte SP – Serviços especializados em saúde mental com profissionais especializados

#burnout #cid10_Z73.0 #saudemental #psiquiatriadrjefferson #sindrome #sindromedeburnout #sintomasdeburnout

Artigo postado inicialmente no site Psiquiatria Dr Jefferson

Rolar para cima